Concepções espontâneas: um passo para o estudo dos conceitos de calor e temperatura na oitava série do primeiro grau.
Título
Concepções espontâneas: um passo para o estudo dos conceitos de calor e temperatura na oitava série do primeiro grau.
Concepções espontâneas: um passo para o estudo dos conceitos de calor e temperatura na oitava série do primeiro grau.
Autor
Maria Inez Oliveira Araujo
Maria Inez Oliveira Araujo
Orientação
José Fernandes Lima
José Fernandes Lima
Instituição
UFS
UFS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1996
1996
Cidade / UF
São Cristóvão/SE
São Cristóvão/SE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Estuda as concepções espontâneas apresentadas pelos alunos das 8a séries do primeiro grau sobre os conceitos de calor e temperatura. O procedimento metodológico para coleta de dados foi constituído de entrevistas clínicas e discussões ocorridas na ausência do entrevistador mediante tarefas experimentais. Focaliza a atenção na análise de quatro concepções de calor: 1) calor em oposição ao frio, 2) calor igual a temperatura, 3) calor como matéria, e 4) calor como processo; e três concepções de temperatura: 1) temperatura igual a matéria, 2) temperatura igual a calor, e 3) temperatura como medida de calor ou estado de um corpo. No caso de calor, obteve-se que 47,3 por cento dos entrevistados apresentaram calor igual a matéria; 57,8 por cento apresentaram calor em oposição ao frio; 52,6 por cento apresentaram calor igual a temperatura; e 15,7 por cento apresentaram calor como processo. Quanto à temperatura: temperatura igual a matéria, 36,8 por cento; temperatura igual a calor, 63,1 por cento; temperatura como medida de calor, 89,4 por cento. Verificou-se também que esses alunos geralmente detêm mais de uma concepção a respeito de calor e temperatura, e que elas são manifestadas de acordo com a situação problema.
Estuda as concepções espontâneas apresentadas pelos alunos das 8a séries do primeiro grau sobre os conceitos de calor e temperatura. O procedimento metodológico para coleta de dados foi constituído de entrevistas clínicas e discussões ocorridas na ausência do entrevistador mediante tarefas experimentais. Focaliza a atenção na análise de quatro concepções de calor: 1) calor em oposição ao frio, 2) calor igual a temperatura, 3) calor como matéria, e 4) calor como processo; e três concepções de temperatura: 1) temperatura igual a matéria, 2) temperatura igual a calor, e 3) temperatura como medida de calor ou estado de um corpo. No caso de calor, obteve-se que 47,3 por cento dos entrevistados apresentaram calor igual a matéria; 57,8 por cento apresentaram calor em oposição ao frio; 52,6 por cento apresentaram calor igual a temperatura; e 15,7 por cento apresentaram calor como processo. Quanto à temperatura: temperatura igual a matéria, 36,8 por cento; temperatura igual a calor, 63,1 por cento; temperatura como medida de calor, 89,4 por cento. Verificou-se também que esses alunos geralmente detêm mais de uma concepção a respeito de calor e temperatura, e que elas são manifestadas de acordo com a situação problema.
Palavras Chave
Concepções Espontâneas; Calor; Temperatura.
Concepções Espontâneas; Calor; Temperatura.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno