Práticas Educativas do Curso Complementar de uma Escola Particular Católica (Colégio Espírito Santo, Bagé, 1930-1944).

Título
Práticas Educativas do Curso Complementar de uma Escola Particular Católica (Colégio Espírito Santo, Bagé, 1930-1944).
Autor
Regina Quintanilha Azevedo
Orientação
Eliane Teresinha Peres
Instituição
UFPel
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2003
Cidade / UF
Pelotas/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta dissertação é uma reflexão sobre uma experiência de intervenção nas aulas de Ciências Naturais de alunas-professoras do Programa para Formação de Professores em Serviço nas Redes de Ensino da Região sul do Rio Grande do Sul. Recupera-se a trajetória de formação docente e prática educacional do autor, as iniciativas que vêm sendo tomadas para enfrentar as contingências do ensino de Ciências no ensino fundamental, a formação de um grupo de professores para implementando iniciativa de aproximação colaborativa entre as áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, a ação do grupo junto ao curso de Pedagogia - séries iniciais, do Programa Especial da Faculdade de Educação / UFPel, para formação de docentes em serviço. Discute-se algumas referências que foram incorporadas como importantes para a iniciativa de intervenção pedagógica e, por fim, elenca-se sugestões de alternativas que possam contribuir para uma transformação e auxiliar o nosso aluno-professor a desenvolver suas atividades curriculares com uma consciência mais crítica sobre o papel das Ciências e das Tecnologias na formação do aluno-cidadão. A experiência contou com a colaboração fundamental de um grupo de alunas- professoras do Programa Especial, da turma sediada em Jaguarão, RS.
Palavras Chave
história, educação, instituição educacional, formação de professor, curso complemenar.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia, Geral
Foco Temático
Formação de Professores