Formação continuada a distância de professores de física: O desenvolvimento do conhecimento profissional.
Título
Formação continuada a distância de professores de física: O desenvolvimento do conhecimento profissional.
Formação continuada a distância de professores de física: O desenvolvimento do conhecimento profissional.
Autor
Renato Santos Araújo
Renato Santos Araújo
Orientação
Flávia Rezende Valle dos Santos
Flávia Rezende Valle dos Santos
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente estudo teve como objetivos a finalização do ambiente virtual InterAge, que compreende a seleção e a elaboração de recursos pedagógicos referentes a cinco situações-problema da prática pedagógica do professor de Física e a investigação a partir do desenvolvimento e implementação de um curso a distância viabilizado por este ambiente para a formação continuada de professores de Física. A pesquisa foi orientada pelas seguintes questões: Qual o público de professores tem interesse em realizar sua formação continuada na Internet, particularmente por meio de um ambiente virtual construtivista de aprendizagem Em quem medida a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas foi adequada à formação continuada de professores à distância viabilizada pelo InterAge Em que medida o curso favoreceu a progressão do Conhecimento Profissional Como esta progressão está relacionada ao perfil dos professores, à participação destes nos fóruns de discussão, à comunicação por e-mail e à apropriação dos recursos pedagógicos oferecidos A análise das necessidades formativas do professor de ciências e a proposta formativa de Pórlan & Rivero (1998) integradas à metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas deram suporte teórico ao desenvolvimento das etapas formativas do curso e às atividades dos tutores. Com duração de oito semanas, o curso foi oferecido a trinta e um professores de Física que tinham como principal tarefa solucionar uma determinada situação-problema no formato de um planejamento de um ou mais aulas. Estes professores tiverem suas fichas de cadastro, sua navegação e seus trabalhos analisados buscando estudar a possível progressão do Conhecimento Profissional. A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas mostrou-se adequada para guiar a seleção e elaboração dos recursos pedagógicos e a estruturação das etapas formativas do curso. O perfil dos professores que participaram do curso mostrou-se bastante diversificado em termos da origem geográfica e formação acadêmica. Apenas cinco professores participaram de todas as etapas formativas e realizaram todas as atividades de avaliação. Com o decorrer do curso, percebeu-se um aumento do número de estratégias e materiais educativos utilizados em seus planejamentos de aula. A formação acadêmica dos concluintes possivelmente está relacionada à progressão do conhecimento profissional visto que a maioria tinha pós-graduação ou estava inscrita em outro curso superior. A participação nas discussões on-line e a comunicação com os tutores por e-mail também parece ter contribuído positivamente para os resultados dos concluintes. Concluiu-se que o estudo focado nos objetivos do curso associado ao maior acesso aos recursos pedagógicos podem ter contribuído significativamente para o alcance de níveis superiores da progressão do conhecimento profissional dos professores, ainda dominados por modelos didáticos de transição.
O presente estudo teve como objetivos a finalização do ambiente virtual InterAge, que compreende a seleção e a elaboração de recursos pedagógicos referentes a cinco situações-problema da prática pedagógica do professor de Física e a investigação a partir do desenvolvimento e implementação de um curso a distância viabilizado por este ambiente para a formação continuada de professores de Física. A pesquisa foi orientada pelas seguintes questões: Qual o público de professores tem interesse em realizar sua formação continuada na Internet, particularmente por meio de um ambiente virtual construtivista de aprendizagem Em quem medida a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas foi adequada à formação continuada de professores à distância viabilizada pelo InterAge Em que medida o curso favoreceu a progressão do Conhecimento Profissional Como esta progressão está relacionada ao perfil dos professores, à participação destes nos fóruns de discussão, à comunicação por e-mail e à apropriação dos recursos pedagógicos oferecidos A análise das necessidades formativas do professor de ciências e a proposta formativa de Pórlan & Rivero (1998) integradas à metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas deram suporte teórico ao desenvolvimento das etapas formativas do curso e às atividades dos tutores. Com duração de oito semanas, o curso foi oferecido a trinta e um professores de Física que tinham como principal tarefa solucionar uma determinada situação-problema no formato de um planejamento de um ou mais aulas. Estes professores tiverem suas fichas de cadastro, sua navegação e seus trabalhos analisados buscando estudar a possível progressão do Conhecimento Profissional. A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas mostrou-se adequada para guiar a seleção e elaboração dos recursos pedagógicos e a estruturação das etapas formativas do curso. O perfil dos professores que participaram do curso mostrou-se bastante diversificado em termos da origem geográfica e formação acadêmica. Apenas cinco professores participaram de todas as etapas formativas e realizaram todas as atividades de avaliação. Com o decorrer do curso, percebeu-se um aumento do número de estratégias e materiais educativos utilizados em seus planejamentos de aula. A formação acadêmica dos concluintes possivelmente está relacionada à progressão do conhecimento profissional visto que a maioria tinha pós-graduação ou estava inscrita em outro curso superior. A participação nas discussões on-line e a comunicação com os tutores por e-mail também parece ter contribuído positivamente para os resultados dos concluintes. Concluiu-se que o estudo focado nos objetivos do curso associado ao maior acesso aos recursos pedagógicos podem ter contribuído significativamente para o alcance de níveis superiores da progressão do conhecimento profissional dos professores, ainda dominados por modelos didáticos de transição.
Palavras Chave
Ambiente virtual de aprendizagem, Educação à distância.
Ambiente virtual de aprendizagem, Educação à distância.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Características do Professor
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Características do Professor