A História da Ciência nos livros didáticos: uma inserção descontextualizada.
Título
A História da Ciência nos livros didáticos: uma inserção descontextualizada.
A História da Ciência nos livros didáticos: uma inserção descontextualizada.
Autor
Ricardo Brugnolle Blini
Ricardo Brugnolle Blini
Orientação
Marcos Cesar Danhoni Neves
Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituição
UEM
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ensino de Ciências Exatas
Centro de Ensino de Ciências Exatas
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Maringá/PR
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Abordamos neste trabalho a inserção de elementos de História da Ciência nos livros didáticos de Física do Ensino Médio no Conteúdo de Quantidade de movimento por acreditar que o livro didático tem papel fundamental no ensino de ciências. Acreditamos também que o uso da história da ciência no ensino de Física pode ser uma estratégia de ensino capaz de permitir ao professor ressaltar que a ciência está em constante evolução e que foi construída ao longo do tempo de forma nem sempre linear. Em nossa análise encontramos uma realidade preocupante, onde a História da Ciência, quando presente, é apresentada por meio de elementos distorcidos, superficiais, descontextualizados, com personagens e episódios numa construção linear que reforça as concepções do senso comum, fazendo com que a história da ciência tenha papel oposto ao que deveria. A fim de contribuir para a melhoria dessa realidade dos materiais didáticos de física do ensino médio discutimos o conteúdo e propomos uma contextualização possível para o tema abordado.
Abordamos neste trabalho a inserção de elementos de História da Ciência nos livros didáticos de Física do Ensino Médio no Conteúdo de Quantidade de movimento por acreditar que o livro didático tem papel fundamental no ensino de ciências. Acreditamos também que o uso da história da ciência no ensino de Física pode ser uma estratégia de ensino capaz de permitir ao professor ressaltar que a ciência está em constante evolução e que foi construída ao longo do tempo de forma nem sempre linear. Em nossa análise encontramos uma realidade preocupante, onde a História da Ciência, quando presente, é apresentada por meio de elementos distorcidos, superficiais, descontextualizados, com personagens e episódios numa construção linear que reforça as concepções do senso comum, fazendo com que a história da ciência tenha papel oposto ao que deveria. A fim de contribuir para a melhoria dessa realidade dos materiais didáticos de física do ensino médio discutimos o conteúdo e propomos uma contextualização possível para o tema abordado.
Palavras Chave
História da Ciência, livros didáticos, ensino de Física.
História da Ciência, livros didáticos, ensino de Física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos, História da Ciência
Recursos Didáticos, História da Ciência