O trabalho com valores em Educação Ambiental: investigando uma proposta de formação contínua de professores.

Título
O trabalho com valores em Educação Ambiental: investigando uma proposta de formação contínua de professores.
Autor
Dalva Maria Bianchini Bonotto
Orientação
Nivaldo Nale
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
2003
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Nas últimas décadas espalharam-se pelo país e pelo mundo as discussões e propostas a respeito da Educação Ambiental. A literatura que trata do assunto tem ressaltado a importância, para os programas de ação, do trabalho com o conteúdo valorativo pertinente ao tema, que não pode ser negligenciado. Entretanto, soma-se ao fato da Educação Ambiental ser um tema relativamente recente em termos de sua inclusão nos programas de formação docente, as dificuldades do professor em lidar com o conteúdo valorativo em educação. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, organizou-se em torno dessa questão. Ela envolveu uma intervenção, que se estruturou como um curso de formação contínua, destinado a professores das séries inicias do ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivos procurar identificar e analisar o processo de aprendizagem docente através das mudanças manifestas nas reflexões, reações e ações dos professores ao lidarem com o conteúdo do curso e procurar incorporá-lo em suas práticas pedagógicas, apontando a partir daí os aspectos relevantes envolvidos em sua apreensão e incorporação. Participaram de todo o trabalho oito professoras e a análise comparativa dos dados indicou a influência do curso sob três aspectos: como espaço de exposição, reflexão e diálogo; de acolhimento das dúvidas e inseguranças que o processo de mudança provoca; de envolvimento e atração pelo conteúdo trabalhado. A abordagem apresentada no curso sobre a Educação Ambiental era desconhecida das professoras, sendo que a relação da questão ambiental com o modelo capitalista e consumista de nossa sociedade e a profundidade das propostas de mudança desse modelo causaram-lhes sentimentos de desânimo e ceticismo. As professoras manifestaram dificuldades para lidar com a dimensão afetiva do trabalho com valores que, em entrevistas anteriores ao curso, revelou-se ser pautado basicamente em exemplos pessoais espontâneos e conversas. Os dados apontaram também para a natureza processual e idiossincrática da aprendizagem docente, indicando diferentes aspectos do assunto tratado que eram expressos pelas professoras ao longo da intervenção e mesmo após ela. Considerações finais são apresentadas a respeito da importância em se reconhecer e lidar com as dimensões pessoal/ profissional, afetiva/ cognitiva, individual/ coletiva na formação, bem como a necessidade de se estabelecerem condições de exercício profissional da docência para que a formação seja de fato contínua, envolvendo o espaço escolar e evitando o caráter pontual que cursos de formação contínua podem representar.
Palavras Chave
educação ambiental, educação em valores, formação de professor.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Professores