A cientifização da prática pedagógica: o papel da Biologia na formação do professor nos anos 10.
Título
A cientifização da prática pedagógica: o papel da Biologia na formação do professor nos anos 10.
A cientifização da prática pedagógica: o papel da Biologia na formação do professor nos anos 10.
Autor
Jorge Alexandre Nogared Cardoso
Jorge Alexandre Nogared Cardoso
Orientação
Olinda Evangelista
Olinda Evangelista
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Essa pesquisa centra-se na leitura dos anos 10 do século XX, no âmbito da educação escolar, no estado de Santa Catarina. Buscamos compreender as relações entre organização do modo de produção, concepção de homem e papel atribuído às Ciências Naturais, notadamente a Biologia, na formação dos normalistas da escola normal catarinense. Tal período evidenciou-se como palco de reestruturação significativa na rede de ensino público catarinense, a cargo do educador paulista Orestes Guimarães, na qual deu-se grande ênfase ao projeto de formação técnica do professor primário. A investigação foi efetuada por meio de consulta a fontes primárias - de cunho oficial e obras didáticas de história natural -, e áreas correlatas, utilizadas nos programas estatais de ensino. Fontes secundárias deram suporte para o entendimento das determinações históricas da década em questão. Os dados coligidos permitiram apreender a relação entre o projeto educacional catarinense e o paulista, com tônica em autores franceses na área de ciências naturais. Destacamos nessa produção o papel atribuído à biologia, disciplina importante para a conformação científica da prática pedagógica. Este campo de pesquisa revelou-se promissor no desvelamento da história educacional catarinense, resgatando suas origens e o ideário que permeou sua trajetória.
Essa pesquisa centra-se na leitura dos anos 10 do século XX, no âmbito da educação escolar, no estado de Santa Catarina. Buscamos compreender as relações entre organização do modo de produção, concepção de homem e papel atribuído às Ciências Naturais, notadamente a Biologia, na formação dos normalistas da escola normal catarinense. Tal período evidenciou-se como palco de reestruturação significativa na rede de ensino público catarinense, a cargo do educador paulista Orestes Guimarães, na qual deu-se grande ênfase ao projeto de formação técnica do professor primário. A investigação foi efetuada por meio de consulta a fontes primárias - de cunho oficial e obras didáticas de história natural -, e áreas correlatas, utilizadas nos programas estatais de ensino. Fontes secundárias deram suporte para o entendimento das determinações históricas da década em questão. Os dados coligidos permitiram apreender a relação entre o projeto educacional catarinense e o paulista, com tônica em autores franceses na área de ciências naturais. Destacamos nessa produção o papel atribuído à biologia, disciplina importante para a conformação científica da prática pedagógica. Este campo de pesquisa revelou-se promissor no desvelamento da história educacional catarinense, resgatando suas origens e o ideário que permeou sua trajetória.
Palavras Chave
história, educação, biologia.
história, educação, biologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas