Soluções: Tema central da elaboração do conhecimento Químico Escolar

Título
Soluções: Tema central da elaboração do conhecimento Químico Escolar
Educação nas Ciências
Autor
Alvina Canal Kinalski
Orientação
Otavio Aloisio Maldaner
Instituição
UNIJUÍ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Pedagogia
Ano
2000
Cidade / UF
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O objeto deste trabalho é evidenciar que o tema Soluções pode ser central na elaboração do conhecimento químico escolar significativo. A abordagem mostrou-se verdadeira nos livros pesquisados de Química Superior, enquanto na forma tradicional a Química do Ensino Médio e nos programas tradicionais de Escolas, apresenta o tema Soluções de forma isolada, num capítulo separado, desconsiderando as interações entre as partículas na formação das soluções. Com isso perde-se situações importantes para a constituição de um verdadeiro pensamento químico sobre o mundo material. A abordagem teórica utilizada é a histórico-cultural, com base nos postulados de Vygotsky relativo à constituição e desenvolvimento dos conceitos e a constituição de sujeitos em interação nas relações pedagógicas. Na interação com os professores foi possível observar um avanço qualitativo frente ao tema, passando a haver uma preocupação com a centralidade do conceito e com novas possibilidades de elaborar propostas alternativas de ensino com esse enfoque.
Palavras Chave
Educação; Química; Soluções; Sala de Aula

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Currículos e Programas