Uma leitura fenomenológica das aulas de regência no estágio supervisionado de Ciências e Biologia.

Título
Uma leitura fenomenológica das aulas de regência no estágio supervisionado de Ciências e Biologia.
Autor
Wilson Carlos Fernandes Carnicer
Orientação
Angela Maria Zanon
Instituição
UFMS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas e Sociais
Ano
2002
Cidade / UF
Campo Grande/MS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Fundada nos princípios cognitivistas da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, esta pesquisa tem como objetivo investigar em que e como as aulas de regência nos Estágios Supervisionados de Ciências e Biologia contribuem para o processo de formação do futuro docente. Inserida no paradigma qualitativo e norteada na análise dos discursos, pelo enfoque fenomenológico, a investigação teve, como cenário de pesquisa, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus de Três Lagoas/UFMS e, como sujeitos, quinze acadêmicas estagiárias do referido curso e cinco professores do ensino fundamental e médio de escolas estaduais do município de Três Lagoas - MS. Para a coleta de dados, foi escolhida, como procedimento básico, a entrevista. A aplicação dos procedimentos de análise ideográfica e nomotética aos discursos dos sujeitos entrevistados, permitiu a constatação de que as aulas de regência contribuem significativamente para a formação do professor das áreas-alvo da pesquisa, seja para a integração do conhecimento teórico à prática cotidiana, seja para a descoberta de novas metodologias, que propiciem a aprendizagem significativa. Assim, o trabalho organiza-se em cinco capítulos. No primeiro, encontram-se reflexões acerca de ensino de Ciências e Biologia e da formação de professores nessas áreas; o segundo constitui-se do referencial teórico, envolvendo a concepção de Ausubel a cerca da aprendizagem e a de fenomenologia; no terceiro, descreve-se a metodologia; o quarto concentra-se na análise (ideográfica e nomotética) dos discursos coletados e o quinto na discussão dos resultados.
Palavras Chave
prática de ensino, formação inicial.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores