A música, os instrumentos musicais e seus principais conceitos físicos no Ensino Médio.
Título
A música, os instrumentos musicais e seus principais conceitos físicos no Ensino Médio.
A música, os instrumentos musicais e seus principais conceitos físicos no Ensino Médio.
Autor
Thaís Conceição
Thaís Conceição
Orientação
Francisco Catelli
Francisco Catelli
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho trata dos resultados de uma atividade de pesquisa feita em uma escola estadual de São Leopoldo, no ano de 2004. As atividades consistiram em organizar e aplicar uma Unidade de Aprendizagem, utilizando como tema motivador a Música e os instrumentos musicais, uma vez que o foco principal dos estudos era a Ondulatória. A escolha deste tipo de atividade se deu pela adoção de uma abordagem educativa que visa à formação de sujeitos capazes de perceber e compreender a realidade de seu contexto, sob vários aspectos, a educação pela pesquisa, apoiada nos pilares do Construtivismo e do Anarquismo Epistemológico, que aliados à prática da assimilação de conceitos por meio da desconstrução, gera interações mais profundas dos sujeitos entre si e destes com seus objetos de estudo. Os alunos se organizaram em grupos, cada um tratando de uma parte mais específica do tema. Coube a eles decidir como apresentar os resultados de suas pesquisas, bem como o que seria estudado, contando sempre com a orientação e a mediação docente em sala de aula e fora dela. Como alternativa de comunicação dos resultados, foi criado um grupo de discussão no “Yahoo! Grupos”, onde cada um poderia entregar, eletronicamente, os trabalhos solicitados, responder e propor enquetes e conversar com os outros integrantes do grupo em tempo real via “chat”. Os alunos sugeriram como formato de apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos a construção de “sites”, englobando todos os conteúdos abordados por eles. Para análise dos resultados obtidos com a investigação, foram solicitados aos alunos, durante todo o decorrer das atividades, textos escritos individualmente, com suas impressões, críticas e sugestões. Além disto foram observados seu desembaraço oral e suas atividades nos grupos. Todas as atividades realizadas em sala de aula foram fotografadas e os relatos devidamente catalogados. O conteúdo dos “sites” foi explorado e verificado, com o objetivo de analisar a profundidade das informações adicionadas. O trabalho contou ainda com a colaboração de outros professores, como das disciplinas de Língua portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira, Biologia e História, que desenvolveram atividades dentro do tema proposto, e algumas atividades em parceria, em momentos de pura vivência da interdisciplinaridade, que se alternaram com o caráter transdisciplinar, predominante no trabalho. No decorrer de toda o processo de análise dos dados (relatos, observações, pesquisas de opinião, exploração dos “sites” e apresentação de seminários organizados pelos alunos), foram feitas observações e análises do conteúdo de todo o material, o que evidenciou o aumento na motivação dos alunos, de modo geral, em estudar o conteúdo constante no programa da série escolar, se comparada à abordagem tradicionalmente utilizada na escola supracitada. Para garantir que o processo fosse totalmente democrático, em todos os momentos os alunos puderam opinar, questionar, propor mudanças de estratégia, e ainda, sugerir modificações no planejamento das atividades.
O presente trabalho trata dos resultados de uma atividade de pesquisa feita em uma escola estadual de São Leopoldo, no ano de 2004. As atividades consistiram em organizar e aplicar uma Unidade de Aprendizagem, utilizando como tema motivador a Música e os instrumentos musicais, uma vez que o foco principal dos estudos era a Ondulatória. A escolha deste tipo de atividade se deu pela adoção de uma abordagem educativa que visa à formação de sujeitos capazes de perceber e compreender a realidade de seu contexto, sob vários aspectos, a educação pela pesquisa, apoiada nos pilares do Construtivismo e do Anarquismo Epistemológico, que aliados à prática da assimilação de conceitos por meio da desconstrução, gera interações mais profundas dos sujeitos entre si e destes com seus objetos de estudo. Os alunos se organizaram em grupos, cada um tratando de uma parte mais específica do tema. Coube a eles decidir como apresentar os resultados de suas pesquisas, bem como o que seria estudado, contando sempre com a orientação e a mediação docente em sala de aula e fora dela. Como alternativa de comunicação dos resultados, foi criado um grupo de discussão no “Yahoo! Grupos”, onde cada um poderia entregar, eletronicamente, os trabalhos solicitados, responder e propor enquetes e conversar com os outros integrantes do grupo em tempo real via “chat”. Os alunos sugeriram como formato de apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos a construção de “sites”, englobando todos os conteúdos abordados por eles. Para análise dos resultados obtidos com a investigação, foram solicitados aos alunos, durante todo o decorrer das atividades, textos escritos individualmente, com suas impressões, críticas e sugestões. Além disto foram observados seu desembaraço oral e suas atividades nos grupos. Todas as atividades realizadas em sala de aula foram fotografadas e os relatos devidamente catalogados. O conteúdo dos “sites” foi explorado e verificado, com o objetivo de analisar a profundidade das informações adicionadas. O trabalho contou ainda com a colaboração de outros professores, como das disciplinas de Língua portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira, Biologia e História, que desenvolveram atividades dentro do tema proposto, e algumas atividades em parceria, em momentos de pura vivência da interdisciplinaridade, que se alternaram com o caráter transdisciplinar, predominante no trabalho. No decorrer de toda o processo de análise dos dados (relatos, observações, pesquisas de opinião, exploração dos “sites” e apresentação de seminários organizados pelos alunos), foram feitas observações e análises do conteúdo de todo o material, o que evidenciou o aumento na motivação dos alunos, de modo geral, em estudar o conteúdo constante no programa da série escolar, se comparada à abordagem tradicionalmente utilizada na escola supracitada. Para garantir que o processo fosse totalmente democrático, em todos os momentos os alunos puderam opinar, questionar, propor mudanças de estratégia, e ainda, sugerir modificações no planejamento das atividades.
Palavras Chave
unidade de aprendizagem, música, instrumentos musicais.
unidade de aprendizagem, música, instrumentos musicais.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método