A importância da teoria de mudança conceitual na formação de professores: a aplicabilidade do modelo PSHG na didática
Título
A importância da teoria de mudança conceitual na formação de professores: a aplicabilidade do modelo PSHG na didática
A importância da teoria de mudança conceitual na formação de professores: a aplicabilidade do modelo PSHG na didática
Educação
Autor
Francisco Cordeiro Filho
Francisco Cordeiro Filho
Orientação
Lucia Regina Goulart Vilarinho
Lucia Regina Goulart Vilarinho
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1992
1992
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O estudo se propôs a aplicar a alunos de licenciatura em Física da FE/UFRJ uma estratégia baseada no modelo PSHG com vistas a reorganização/construção de conceitos nessa área e que não correspondiam a concepção científica; e avaliar os efeitos da aplicação dessa estratégia, através da prática de ensino desses licenciandos. Participaram de estudo quatro licenciandos de Física inscritos nas disciplinas Didática Especial de Física I e II e Prática de Ensino de Física, oferecidas no 1º e 2º semestre de 1991. A estratégia foi utilizada em dois momentos: a) primeiro para que os licenciandos reorganizassem / construíssem conceitos; instrução de conceitos tanto em Física, quanto nas demais disciplinas que lidem com conceitos; e b) que a mesma deva ser ensinada nos cursos de formação de professores particularmente nas disciplinas didática e prática de ensino.
O estudo se propôs a aplicar a alunos de licenciatura em Física da FE/UFRJ uma estratégia baseada no modelo PSHG com vistas a reorganização/construção de conceitos nessa área e que não correspondiam a concepção científica; e avaliar os efeitos da aplicação dessa estratégia, através da prática de ensino desses licenciandos. Participaram de estudo quatro licenciandos de Física inscritos nas disciplinas Didática Especial de Física I e II e Prática de Ensino de Física, oferecidas no 1º e 2º semestre de 1991. A estratégia foi utilizada em dois momentos: a) primeiro para que os licenciandos reorganizassem / construíssem conceitos; instrução de conceitos tanto em Física, quanto nas demais disciplinas que lidem com conceitos; e b) que a mesma deva ser ensinada nos cursos de formação de professores particularmente nas disciplinas didática e prática de ensino.
Palavras Chave
Modelo PSHG; Didática do Ensino; Prática de Ensino; Reorganização.
Modelo PSHG; Didática do Ensino; Prática de Ensino; Reorganização.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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