Alberto Santos Dumont e a Física do Vôo: Uma Experiência no Ensino Médio.
Título
Alberto Santos Dumont e a Física do Vôo: Uma Experiência no Ensino Médio.
Alberto Santos Dumont e a Física do Vôo: Uma Experiência no Ensino Médio.
Ensino Filosofia e História das Ciências
Autor
Paulo dos Santos Correia
Paulo dos Santos Correia
Orientação
Olival Freire Junior
Olival Freire Junior
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objeto desta pesquisa foi inserir a Física do Vôo no Ensino Médio tendo como motivação a história de Alberto Santos Dumont e a invenção do avião. A experiência didática foi realizada na Escola Estadual Joaquim da Rocha Medeiros, pertencente à rede pública de ensino do Estado da Bahia, no município de Santa Maria da Vitória, e teve como população alvo, 134 estudantes do 2º ano vespertino desta instituição. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi iniciada em 20 de julho de 2007, e finalizada em 28 de setembro do mesmo ano. A coleta dos dados foi realizada através da Observação Participativa, Entrevista Coletiva, Registro de Eventos, Produção de Textos e Experimentos e da aplicação de um Questionário (Avaliação) tipo Likert. A pesquisa sugere que os conteúdos da Física do Vôo, apoiados pela história de Santos Dumont foi elemento motivador fundamental para o curso sobre a Física do Vôo; sem esta, o curso provavelmente seria frustrante. O curso também trouxe uma maior motivação para o estudo da Física Clássica no ensino Médio e uma justificação plausível para o estudo da Dimâmica dos Fluidos, além de resgatar um dos nossos principais heróis brasileiros. Por fim, conclui-se que a inclusão de temas de relevância atual no currículo do Ensino Médio, com o intuito de construir uma visão da Física que esteja voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solitário, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade parecem ser necessário para o futuro da Física no Ensino Médio.
O objeto desta pesquisa foi inserir a Física do Vôo no Ensino Médio tendo como motivação a história de Alberto Santos Dumont e a invenção do avião. A experiência didática foi realizada na Escola Estadual Joaquim da Rocha Medeiros, pertencente à rede pública de ensino do Estado da Bahia, no município de Santa Maria da Vitória, e teve como população alvo, 134 estudantes do 2º ano vespertino desta instituição. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi iniciada em 20 de julho de 2007, e finalizada em 28 de setembro do mesmo ano. A coleta dos dados foi realizada através da Observação Participativa, Entrevista Coletiva, Registro de Eventos, Produção de Textos e Experimentos e da aplicação de um Questionário (Avaliação) tipo Likert. A pesquisa sugere que os conteúdos da Física do Vôo, apoiados pela história de Santos Dumont foi elemento motivador fundamental para o curso sobre a Física do Vôo; sem esta, o curso provavelmente seria frustrante. O curso também trouxe uma maior motivação para o estudo da Física Clássica no ensino Médio e uma justificação plausível para o estudo da Dimâmica dos Fluidos, além de resgatar um dos nossos principais heróis brasileiros. Por fim, conclui-se que a inclusão de temas de relevância atual no currículo do Ensino Médio, com o intuito de construir uma visão da Física que esteja voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solitário, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade parecem ser necessário para o futuro da Física no Ensino Médio.
Palavras Chave
ensino de física, Alberto Santos Dumont, física do vôo.
ensino de física, Alberto Santos Dumont, física do vôo.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método