Museus interativos de ciência: espaços complementares de educação: o surgimento da primeira instituição brasileira.
Título
Museus interativos de ciência: espaços complementares de educação: o surgimento da primeira instituição brasileira.
Museus interativos de ciência: espaços complementares de educação: o surgimento da primeira instituição brasileira.
Autor
Ana Cristina Chaves Costantin
Ana Cristina Chaves Costantin
Orientação
Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek
Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente estudo consiste numa reflexão e interpretação sobre o papel que os museus interativos de Ciência possuem enquanto espaços alternativos para a alfabetização científica da população. Faz um breve apanhado histórico mundial sobre o surgimento dos primeiros museus de ciência; relata o processo de dinamização que estes museus sofreram, até o aparecimento, na década de 1960, dos primeiros museus interativos de Ciência. Traça um paralelo do surgimento dos museus interativos de Ciência brasileiros; realizando uma retrospectiva histórica e crítica do primeiro museu deste gênero a surgir em nosso país: o Espaço Ciência Viva.
O presente estudo consiste numa reflexão e interpretação sobre o papel que os museus interativos de Ciência possuem enquanto espaços alternativos para a alfabetização científica da população. Faz um breve apanhado histórico mundial sobre o surgimento dos primeiros museus de ciência; relata o processo de dinamização que estes museus sofreram, até o aparecimento, na década de 1960, dos primeiros museus interativos de Ciência. Traça um paralelo do surgimento dos museus interativos de Ciência brasileiros; realizando uma retrospectiva histórica e crítica do primeiro museu deste gênero a surgir em nosso país: o Espaço Ciência Viva.
Palavras Chave
alfabetização científica, educação não-formal, museus interativos.
alfabetização científica, educação não-formal, museus interativos.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar