A física das radiações eletromagnéticas e o cotidiano dos alunos do ensino médio: construção de uma proposta de ensino.

Título
A física das radiações eletromagnéticas e o cotidiano dos alunos do ensino médio: construção de uma proposta de ensino.
Ciências Naturais
Autor
João Paulo Casaro Erthal
Orientação
Marilia Paixão Linhares
Instituição
UENF
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
/RJ
Dependência Administrativa:
Municipal
Resumo
Este trabalho consiste na elaboração de uma proposta pedagógica de ensino das radiações eletromagnéticas, envolvendo alguns conceitos de Física Moderna. A proposta está fundamentada na teoria sócio-histórica cultural de Vygotsky, que tem como um de seus princípios a interação social entre os indivíduos, ou seja, um intercâmbio de idéias entre os membros de um grupo. Para trabalhar nessa perspectiva, optou-se pela confecção de um material que pudesse facilitar a comunicação entre os participantes da pesquisa. Esse material é composto por três atividades experimentais e um painel contemplando assuntos básicos sobre as radiações eletromagnéticas para serem trabalhados com alunos do ensino médio. O presente trabalho pretende verificar a funcionalidade e capacidade desse material, quando trabalhado numa perspectiva Vygotskyana, de propiciar o ensino de tópicos relacionados à Física das radiações eletromagnéticas nas salas de aula nesse nível de ensino. Este tema foi escolhido pela importância, no mundo atual, de compreender as aplicações das radiações no cotidiano e saber reconhecer as radiações eletromagnéticas e seus diferentes usos. A escolha das atividades propostas foi orientada pela sondagem das concepções prévias de alunos de Física do ensino médio sobre o tema e deve mobilizar nos alunos habilidades de cooperação, solidariedade e responsabilidade. As estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas em sala de aula estão pautadas na apresentação de conhecimentos como desafios cuja solução, por parte dos alunos, envolve mobilização de recursos cognitivos, investimento pessoal e perseverança para uma tomada de decisões. 2 Ao final do trabalho foi realizada a avaliação dos resultados obtidos através de questionários e de comentários feitos pelos alunos durante o trabalho com o material pedagógico. Um dos elementos básicos desse trabalho foi a comparação entre os resultados obtidos após o trabalho em sala de aula e os dados da sondagem inicial, assim como a análise das respostas e comentários dos alunos durante o trabalho com o material pedagógico.
Palavras Chave
radiações eletromagnéticas, concepções alternativas, proposta de ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método