Percepções acerca da Ciência e da tecnologia de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas tendo em vista os estudos CTS.
Título
Percepções acerca da Ciência e da tecnologia de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas tendo em vista os estudos CTS.
Percepções acerca da Ciência e da tecnologia de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas tendo em vista os estudos CTS.
Autor
Simone de Araújo Esteves
Simone de Araújo Esteves
Orientação
Dácio Guimarães de Moura
Dácio Guimarães de Moura
Instituição
CEFET-MG
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Ge
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Ge
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as percepções acerca da Ciência e da Tecnologia (C&T) que os alunos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas apresentam ao longo de sua formação, verificando como estas percepções se relacionam com as declarações dos Estudos CTS. Deve-se ressaltar que os Estudos CTS têm relação com o Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade que emergiu na década de 60 e que contribui para uma visão mais crítica e social da produção em Ciência e em Tecnologia. Espera-se também que esses estudos possam contribuir para um diagnóstico e uma futura intervenção sobre a formação científico-tecnológica inicial de professores em Ciências da Natureza e em Biologia. O trabalho surgiu da constatação de idéias simplistas acerca da Ciência, dos cientistas, da natureza do conhecimento científico bem como da Tecnologia e da relação desta com a Ciência, encontradas na literatura e no contexto de atuação docente não somente da autora do trabalho, como em professores e estudantes da educação básica e do ensino superior (inclusive licenciandos). Além disso, a realização desta pesquisa mostrou-se importante, por não serem encontrados, na literatura, estudos específicos sobre percepção ou visão dos licenciandos acerca da C&T tratadas isoladamente. A pesquisa de campo, segundo uma abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada a partir da elaboração e aplicação de um questionário de múltipla escolha e da análise documental de dois currículos do Curso de Ciências Biológicas. O questionário foi composto de questões sobre a sua formação escolar, técnica e acadêmica, sexo, faixa etária (1ª parte) e sobre idéias acerca da ciência e tecnologia, do fazer ciência e dos cientistas (2ª parte). A segunda parte foi feita a partir da adaptação de trinta questões do instrumento de pesquisa Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS). Contrariando a hipótese original, os licenciandos, de ambos os turnos, apresentaram percepções acerca da C&T coerentes com as declarações dos Estudos CTS referenciados em Manassero Mas e outros (1999, 2001, 2005, 2006, 2007 e 2008). A maioria das questões foi pontuada com índices altos e muito altos (3º e 4º quartis), sendo 21 questões para o diurno e 19 para o noturno. A percepção dos licenciandos acerca da Ciência foi mais adequada do que a Tecnologia. Eles também afirmaram que a sociedade interfere na produção e no uso da ciência e da tecnologia, considerando, de modo inadequado, que as mesmas estão a serviço das necessidades dos consumidores ou dos interesses da população.
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as percepções acerca da Ciência e da Tecnologia (C&T) que os alunos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas apresentam ao longo de sua formação, verificando como estas percepções se relacionam com as declarações dos Estudos CTS. Deve-se ressaltar que os Estudos CTS têm relação com o Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade que emergiu na década de 60 e que contribui para uma visão mais crítica e social da produção em Ciência e em Tecnologia. Espera-se também que esses estudos possam contribuir para um diagnóstico e uma futura intervenção sobre a formação científico-tecnológica inicial de professores em Ciências da Natureza e em Biologia. O trabalho surgiu da constatação de idéias simplistas acerca da Ciência, dos cientistas, da natureza do conhecimento científico bem como da Tecnologia e da relação desta com a Ciência, encontradas na literatura e no contexto de atuação docente não somente da autora do trabalho, como em professores e estudantes da educação básica e do ensino superior (inclusive licenciandos). Além disso, a realização desta pesquisa mostrou-se importante, por não serem encontrados, na literatura, estudos específicos sobre percepção ou visão dos licenciandos acerca da C&T tratadas isoladamente. A pesquisa de campo, segundo uma abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada a partir da elaboração e aplicação de um questionário de múltipla escolha e da análise documental de dois currículos do Curso de Ciências Biológicas. O questionário foi composto de questões sobre a sua formação escolar, técnica e acadêmica, sexo, faixa etária (1ª parte) e sobre idéias acerca da ciência e tecnologia, do fazer ciência e dos cientistas (2ª parte). A segunda parte foi feita a partir da adaptação de trinta questões do instrumento de pesquisa Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS). Contrariando a hipótese original, os licenciandos, de ambos os turnos, apresentaram percepções acerca da C&T coerentes com as declarações dos Estudos CTS referenciados em Manassero Mas e outros (1999, 2001, 2005, 2006, 2007 e 2008). A maioria das questões foi pontuada com índices altos e muito altos (3º e 4º quartis), sendo 21 questões para o diurno e 19 para o noturno. A percepção dos licenciandos acerca da Ciência foi mais adequada do que a Tecnologia. Eles também afirmaram que a sociedade interfere na produção e no uso da ciência e da tecnologia, considerando, de modo inadequado, que as mesmas estão a serviço das necessidades dos consumidores ou dos interesses da população.
Palavras Chave
percepção de Ciência e Tecnologia, CTS.
percepção de Ciência e Tecnologia, CTS.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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