A visão de Ciência de professores de Física do ensino médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos.

Título
A visão de Ciência de professores de Física do ensino médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos.
Autor
Lucimar Moreira Faria
Orientação
Juan Bernardino Marques Barrio
Instituição
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2009
Cidade / UF
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente estudo investigou as concepções sobre ciência de um grupo de professores que atua na área de Física (Ensino Médio) em escolas públicas e particulares na cidade de Goiânia–GO e sua relação com os livros didáticos. Procuramos identificar a concepção de ciência dos professores pesquisados e a natureza da ciência presente em alguns livros didáticos adotados por estes professores. Inicialmente discutimos diferentes concepções paradigmáticas de natureza da ciência e suas implicações para o ensino de ciências. Nesta investigação, adotamos uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo e, como instrumentos de investigação, utilizamos questionário e entrevista semiestruturada. Percebemos que os professores expressam visíveis contradições o que indica que eles não possuem uma visão de ciência constituída, ao mesmo tempo em que, corroboram as concepções presentes nos livros didáticos, de caráter predominantemente empirista-indutivista.
Palavras Chave
concepção de Ciências, ensino de Física, livro didático.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor