Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências nas séries iniciais da escolarização (1972-2005).

Título
Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências nas séries iniciais da escolarização (1972-2005).
Autor
Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes
Orientação
Jorge Megid Neto
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2009
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Diante da incipiente divulgação das pesquisas sobre a Educação em Ciências no Brasil, e da importância da organização e classificação de dissertações e teses, procuramos descrever e analisar as tendências das pesquisas direcionadas ao Ensino de Ciências nas fases iniciais de escolarização, entre 1972 e 2005. Buscando traçar o panorama desta produção ao longo das décadas, observamos um aumento significativo de trabalhos que investigam o Ensino de Ciências nas séries iniciais nos últimos dez anos. Notamos também o aumento da produção na área de Educação Ambiental, assim como o crescimento dos estudos relacionados à área de Saúde e Sexualidade. Pudemos observar que os trabalhos que descreveram práticas pedagógicas em pesquisas de intervenção se debruçaram mais sobre aspectos metodológicos e curriculares do processo de ensino e aprendizagem. Confirmamos a tendência de que nas últimas décadas, o construtivismo foi o movimento predominante na pesquisa em Ensino de Ciências, sendo notório o reflexo desse nas propostas de intervenção apresentadas nas pesquisas analisadas.
Palavras Chave
ensino de Ciências, séries iniciais, Estado da Arte.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
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