O ensino de Química em Moçambique e os saberes culturais locais.

Título
O ensino de Química em Moçambique e os saberes culturais locais.
Autor
Zulmira Luís Francisco
Orientação
Alipio Marcio Dias Casali
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2004
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho visa afirmar uma nova concepção de Currículo para o Ensino de Química a partir de um olhar crítico sobre os actuais programas de ensino do curso de formação dos professores na Universidade Pedagógica (UP) e das Escolas Secundárias em Moçambique. Esses programas encontram-se desvinculados da vivência cultural quotidiana dos alunos e professores. O presente trabalho teve como ponto de partida o problema da ausência de ligação entre a teoria e a prática no Ensino de Química constatada nas actividades do estágio pedagógico do curso de formação de professores de Química da UP. Discute-se a relação entre a teoria e a prática no Ensino de Química montrando que é possível redimensionar toda a prática pedagógica em Química a partir dos pressupostos da Etnometodologia, propondo-se um ensino da Química que vincula Cultura, Educação, Ciência e Currículo. Dialogando com a teoria de etnometodologia de Alain Coulon, fundamentei essa proposta percorrendo a teoria interpretativa da cultura de Clifford Geertz. Com Jean-Claude Forquin e J. Guimeno Sacristán, entre outros, reconstruí as bases epistemológicas da educação e do currículo de química como transmissão e reconstrução de cultura. A pesquisa empírica compreendeu dois momentos: o primeiro, como pesquisa exploratória junto aos alunos e professores da Escola Secundária de Malhazine e junto aos docentes de Química da UP. No segundo, como pesquisa sistemática, junto aos estudantes do curso de formação de professores de Química na UP, ocasião em que partilhamos o projecto de um futuro currículo etnoqúimico indo ao campo para investigar os saberes culturais quotidianos relacionados à Química e verificar as possibilidades de sua integração no currículo oficial. A principal conclusão desta pesquisa é que existem nas culturas locais, valores, saberes e práticas que, pela relevância dos seus conteúdos, métodos e meios podem e devem ser resgatados e incorporados no currículo oficial do Ensino de Química.
Palavras Chave
currículo, ensino de química, cultura, etnometodologia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Currículos e Programas