Um Olhar sobre a Prática Docente do Ensino de Física no Rio de Janeiro: a busca da superação dos desafios da sala de aula

Título
Um Olhar sobre a Prática Docente do Ensino de Física no Rio de Janeiro: a busca da superação dos desafios da sala de aula
Autor
José Guilherme de Oliveira Freitas
Orientação
Francisco Cordeiro Filho
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Um olhar sobre a prática docente referente à ciência Física em escolas públicas e particulares do nível médio no Município do Rio de Janeiro com tradição em estágio supervisionado no Ensino de Física foi o ponto de partida desse estudo. A partir daí investiga os conceitos de ensino-aprendizagem e a formação acadêmica dos docentes em exercicio nas salas de aula e relaciona os desafios enfrentados com as características dos modelos didáticos adotados por alguns professores de Física. Foram realizadas entrevistas com questões abertas sobre os seguintes temas: conceito de ensinar, prática de ensino ideal, função do professor, concepção de aprendizagem e prática do professor em sala de aula, resultando num estudo qualitativo sobre a vivência do professor no momento atual. A análise das respostas indicou uma tendência otimista em relação à superação das dificuldades manifestadas pela maioria dos entrevistados que acreditam que o professor deve ser aquele que incentiva e desperta no aluno o interesse e o prazer pela ciência participando do processo de ensino-aprendizagem na maior parte do tempo como um facilitador.
Palavras Chave
Ensino de Física;Prática docente;

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Professor