Repensando a formação pedagógica do curso de licenciatura plena em Ciências Biológicas da UFMT.

Título
Repensando a formação pedagógica do curso de licenciatura plena em Ciências Biológicas da UFMT.
Autor
Antonio Carlos Hidalgo Geraldo
Orientação
Miguel Pedro Lorena de Moraes
Instituição
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Ano
1998
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho propõe-se a levantar, descrever e interpretar a formação pedagógica recebida pelos alunos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá, sob a ótica de seus agentes - professores e alunos - e apontar os caminhos visualizados pelo conjunto desses sujeitos para o seu desenvolvimento. Algumas das questões levantadas ao iniciar o estudo foram: que tipo de formação pedagógica o curso tem realizado Que tipo de profissional o curso está efetivamente formando Tomando como referência teórica as tendências pedagógicas críticas, levantou-se os condicionamentos histórico-sociais da situação geral atual dos cursos de licenciatura no Brasil, e através do método de estudo de caso, situou-se a formação pedagógica oferecida no caso especifico deste estudo. Constatou-se que predomina no curso o enfoque das tendências conservadoras, com suas características de fragmentação, hierarquização, cientificismo reducionista, separação entre a teoria e a prática e reprodutivismo de conhecimentos; que se esta formando um profissional que, de forma geral, compreende a Biologia como uma seqüência linear de conceitos e axiomas, e que ensinar Biologia e reproduzir estes conceitos; há uma certa consciência dos problemas do curso por parte dos professores e dos alunos, convivendo práticas conservadoras e críticas no processo do curso; e que somente o enfrentamento prático-teórico destas questões, como projeto coletivo, poderá consolidar soluções que apontem para uma formação critica, humanizadora, contextualizada, problematizadora e comprometida com um ensino libertador em nosso meio.
Palavras Chave
Formação de professores; ensino de Biologia; Ciências

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores