A Importância da Linguagem para a Compreensão de Conceitos de Física
Título
A Importância da Linguagem para a Compreensão de Conceitos de Física
A Importância da Linguagem para a Compreensão de Conceitos de Física
Autor
Maria Cristina da Silva Gomes
Maria Cristina da Silva Gomes
Orientação
Cleomar Azevedo
Cleomar Azevedo
Instituição
UNIFIEO
UNIFIEO
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Osasco/SP
Osasco/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Nesta pesquisa pretendemos verificar como no ensino da disciplina Física a compreensão da palavra e seu significado interfere na aprendizagem do estudante de ensino médio.Trabalhamos, para a investigação, com duas turmas que finalizavam o ensino fundamental. A estes estudantes propusemos dois questionários para sondar como pensavam ou formulavam conceitos de tempo e movimento da Física Básica. Posteriormente entrevistamos parte desta amostra para, com a análise do discurso, comprovar ou refutar nossas hipóteses. Com estas intervenções pretendíamos constatar se o repertório linguístico restrito que o jovem estudante que ingressa no Ensino Médio possui é um fator que dificulta a aprendizagem de conceitos da Física Básica. Para a tarefa utilizamos inicialmente como fundamentação teórica as teorias de Vigotsky e Luria que explicam a relação entre pensamento e linguagem e as implicações do contexto social sobre o indivíduo na construção da linguagem e do conhecimento, perspectivas da psicopedagogia que explicam processos de aprendizagem, conforme Sara Pain. Consideramos ainda a teoria do vínculo segundo Pichon-Rivière complementada pelas considerações de Azevedo acerca das emoções no processo de aprendizagem, visto ter-se revelado durante a pesquisa a importância que deve ser dada à qualidade da relação professor/aluno no processo ensino/aprendizagem.
Nesta pesquisa pretendemos verificar como no ensino da disciplina Física a compreensão da palavra e seu significado interfere na aprendizagem do estudante de ensino médio.Trabalhamos, para a investigação, com duas turmas que finalizavam o ensino fundamental. A estes estudantes propusemos dois questionários para sondar como pensavam ou formulavam conceitos de tempo e movimento da Física Básica. Posteriormente entrevistamos parte desta amostra para, com a análise do discurso, comprovar ou refutar nossas hipóteses. Com estas intervenções pretendíamos constatar se o repertório linguístico restrito que o jovem estudante que ingressa no Ensino Médio possui é um fator que dificulta a aprendizagem de conceitos da Física Básica. Para a tarefa utilizamos inicialmente como fundamentação teórica as teorias de Vigotsky e Luria que explicam a relação entre pensamento e linguagem e as implicações do contexto social sobre o indivíduo na construção da linguagem e do conhecimento, perspectivas da psicopedagogia que explicam processos de aprendizagem, conforme Sara Pain. Consideramos ainda a teoria do vínculo segundo Pichon-Rivière complementada pelas considerações de Azevedo acerca das emoções no processo de aprendizagem, visto ter-se revelado durante a pesquisa a importância que deve ser dada à qualidade da relação professor/aluno no processo ensino/aprendizagem.
Palavras Chave
Aprendizagem, Física, Mediação
Aprendizagem, Física, Mediação
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método