Um Estudo da Modelagem Computacional Quantitativa Através de Estruturas Causais Básicas: Um Estudo Exploratório com Estudantes do Ensino Médio.

Título
Um Estudo da Modelagem Computacional Quantitativa Através de Estruturas Causais Básicas: Um Estudo Exploratório com Estudantes do Ensino Médio.
Autor
Elias Gonçalves
Orientação
Laércio Evandro Ferracioli da Silva
Instituição
UFES
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
Cidade / UF
Vitória/ES
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este estudo exploratório investigou a utilização do Ambiente de Modelagem Computacional Quantitativo Baseado na Metáfora de ícones STELLA, articulando fenômenos de interesse científico e relacionados ao cotidiano dos estudantes, conteúdos específicos de Ciências e atividades de modelagem expressiva, com alunos do ensino médio. Para o desenvolvimento do estudo foi elaborado um curso de curta duração com carga horária de 4 horas que consistiu de dois módulos. Os estudantes foram agrupados em duplas e as aulas ministradas para cada dupla em separado. O material utilizado no primeiro módulo era composto de informações básicas para medir e traçar um gráfico da temperatura da água durante o seu resfriamento e durou aproximadamente 1 hora; o segundo módulo era composto de uma Introdução ao Raciocínio em Nível de Sistemas e ao Ambiente de Modelagem Computacional Quantitativo STELLA onde os alunos desenvolveram atividades de modelagem expressiva sobre estruturas causais básicas e sobre o resfriamento da água, com duração média de 3 horas. As atividades de construção de modelos foram vídeo-filmadas e os dados consistiram do material escrito pelos estudantes de cada dupla durante o desenvolvimento das atividades e dos modelos construídos e armazenados no computador. Os dados são de natureza qualitativa e para a sua análise foi utilizada a técnica da Rede Sistêmica. Os resultados sugerem que os estudantes foram capazes de desenvolver os modelos propostos, identificando o tipo de estrutura causal característico das situações-problema apresentadas e do fenômeno de resfriamento da água e apresentando dificuldades e habilidades no desenvolvimento do processo de construção de modelos.
Palavras Chave
Modelagem Computacional; Estruturas Causais.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método