Parâmetros curriculares nacionais e Educação Ambiental na escola: qual é o espaço de intervenção dos professores

Título
Parâmetros curriculares nacionais e Educação Ambiental na escola: qual é o espaço de intervenção dos professores
Autor
Mara Cristina Custódio Invernizzi
Orientação
Maria Guiomar Carneiro Tomazello
Instituição
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
2001
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A pesquisa tem por objetivo analisar em que termos os professores poderão estar criando ou reproduzindo as ações previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais/ Meio Ambiente “para o terceiro e quarto ciclos (5ª a 8ª séries), em relação à  Educação Ambiental, levando-se em conta que as orientações teórico-metodológicas sobre a prática pedagógica dos professores do ensino fundamental são advindas, sobretudo, de documentos oficiais. As frases dos PCNs/Meio Ambiente relacionadas com os processos educativos em Educação Ambiental e a forma de transmissão do Ministério de Educação e do Desporto foram objetos de análise do conteúdo, tendo-se recorrido a uma metodologia que se insere no paradigma qualitativo/interpretativo. Nesta análise foram incluídos não são os conteúdos programáticos, mas as finalidades do currículo e a orientação metodológica. Os processos educativos utilizados para a Educação Ambiental foram categorizados em: a) educação no ambiente; b) educação sobre o ambiente; c) educação para o ambiente. Foi atribuída a cada uma das frases um valor de enquadramento baseado numa escala relativa de três graus assumindo os seguintes significados: a) controle explícito ; b) controle relativamente explícito e c) controle implícito. Os resultados indicam um certo descompasso entre os propósitos do tema Meio Ambiente e as respectivas atividades propostas e/ou sugeridas no âmbito do desenvolvimento de atitudes, comportamentos e valores, ou seja, não há indicativos claros de atividades com características próprias, específicas, que a educação de atitudes e de comportamentos exige. Com relação ao espaço de intervenção do professor, a análise indica um forte controle do governo relativamente às finalidades, conteúdos e metodologias. Esse controle tende a ganhar maior significado levando-se em consideração os exames estaduais e nacionais de avaliação dos ensinos fundamental e médio que consideram os Parâmetros Curriculares Nacionais os norteadores desse sistema. Da análise dos resultados, podemos dizer que emerge a formação dos professores. É essencial que na sua formação inicial e continuada os professores discutam o significado das mensagens veiculadas pelos documentos oficiais para tomarem consciência dos limites e das possibilidades do seu espaço de intervenção pedagógica.
Palavras Chave
PCNs/Meio Ambiente; prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas