Papel da História da Ciência nas licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática.

Título
Papel da História da Ciência nas licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática.
Autor
Kilwangy kya Kapitango-A-Samba
Orientação
Márcia Helena Mendes Ferraz
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Sociais
Ano
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A investigação dos fundamentos da relevância da História da Ciência para a formação inicial de docentes de ciências naturais e matemática foi o objetivo desta pesquisa, visando contribuir para com as discussões sobre a interface entre a História da Ciência e a formação docente. Assim, partimos do pressuposto de que para fazer com que a História da Ciência atinja o âmago da educação científica deve, necessariamente, fazer parte da formação docente e fincar nela fundamentos de sua relevância, pois, o conhecimento da História da Ciência em que se licencia o discente é indispensável à sua formação docente, e, à sua prática profissional, considerando que o conhecimento científico não é a-histórico, mas conseqüência das atividades humanas e, portanto, susceptível a mudanças e influências; a sua aprendizagem proporciona ao docente a contextualização sócio-histórica da ciência e a romper com as imagens ingênuas sobre ela. Para tal fim, foram estudados, além da literatura acadêmica, os instrumentos da política educacional (leis, resoluções e parâmetros curriculares nacionais e propostas curriculares) que regulamentam sobre a formação docente; foram analisadas grades e ementas curriculares dos cursos de licenciatura em Química, Biologia, Física e Matemática de onze (11) universidades, selecionadas por critério de tradição na formação docente e/ou pesquisa. Do resultado registramos que: os fundamentos da relevância da História da Ciência são postulados pela literatura acadêmica que discute o problema; pela política e legislação educacional e constam dos objetivos da educação básica e das diretrizes sobre as licenciaturas em ciências naturais e matemáticas; nota-se uma crescente oferta de disciplinas em História da Ciência; das 24 ementas curriculares analisadas constatou-se que boa parte das disciplinas é oferecida como optativa e parecem relegar a abordagem da sua interface com a educação científica e formação docente, pois, das 24 ementas este assunto está presente apenas em uma. Disso tudo resulta a razão da nossa proposta de repensar o ensino da História das Ciências nas licenciaturas.
Palavras Chave
História da Ciência, literatura em Ciências.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores