A formação docente em Ciências/Biologia: um estudo de caso na licenciatura Universidade do Sagrado Coração.
Título
A formação docente em Ciências/Biologia: um estudo de caso na licenciatura Universidade do Sagrado Coração.
A formação docente em Ciências/Biologia: um estudo de caso na licenciatura Universidade do Sagrado Coração.
Autor
Maria Alba Leite
Maria Alba Leite
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é elaborar um estudo de caso da licenciatura em Ciências/Biologia, na Universidade do Sagrado Coração, no período de 1989 a 1999, priorizando as dimensões: formação teórica e articulação teoria-prática. A contextualização do locus da investigação foi feita a partir do resgate de dados históricos da universidade e do curso de Ciências, instalado em 1968. A pesquisa adotou referenciais teórico-metodológicos da formação docente em geral, e da formação do professor de Ciências especificamente, os quais expressam várias tendências do pensamento educacional contemporâneo, unificadas, até certo ponto, por uma orientação construtivista de aprendizagem. A revisão bibliográfica efetuada forneceu um elenco substancioso das necessidades formativas, estabelecidas por diversos autores, e foi confrontado com a grade curricular então vigente e com dados construídos por ex-alunos, formandos e professores. Os resultados apontaram algumas aproximações às necessidades formativas elencadas e grandes distanciamentos. Sintetizando, o Curso de Ciências/Biologia, no período de 1989-1999, formou professores nos moldes tradicionais, no que se refere à fundamentação teórica e à articulação teoria-prática. É possível que esses professores tenham se tornado aptos a dar continuidade a um modelo de processo ensino-aprendizagem na perspectiva de "transmissão de conhecimentos". Embora, teoricamente, quase tudo tenha mudado em termos de formação para a docência, continuamos nos pautando por paradigmas anacrônicos. Como práticas de intervenção para redirecionamento do curso são propostas, preliminarmente, o aprimoramento em serviço da formação dos formadores da USC e cursos de atualização para os formados, dando início a um processo de formação continuada, que recupere aspectos essenciais não suficientemente trabalhados na formação inicial e possibilite atualização da formação teórico-prática dos formados, em sistema de parceria com as escolas de ensino fundamental e médio.
O objetivo principal deste trabalho é elaborar um estudo de caso da licenciatura em Ciências/Biologia, na Universidade do Sagrado Coração, no período de 1989 a 1999, priorizando as dimensões: formação teórica e articulação teoria-prática. A contextualização do locus da investigação foi feita a partir do resgate de dados históricos da universidade e do curso de Ciências, instalado em 1968. A pesquisa adotou referenciais teórico-metodológicos da formação docente em geral, e da formação do professor de Ciências especificamente, os quais expressam várias tendências do pensamento educacional contemporâneo, unificadas, até certo ponto, por uma orientação construtivista de aprendizagem. A revisão bibliográfica efetuada forneceu um elenco substancioso das necessidades formativas, estabelecidas por diversos autores, e foi confrontado com a grade curricular então vigente e com dados construídos por ex-alunos, formandos e professores. Os resultados apontaram algumas aproximações às necessidades formativas elencadas e grandes distanciamentos. Sintetizando, o Curso de Ciências/Biologia, no período de 1989-1999, formou professores nos moldes tradicionais, no que se refere à fundamentação teórica e à articulação teoria-prática. É possível que esses professores tenham se tornado aptos a dar continuidade a um modelo de processo ensino-aprendizagem na perspectiva de "transmissão de conhecimentos". Embora, teoricamente, quase tudo tenha mudado em termos de formação para a docência, continuamos nos pautando por paradigmas anacrônicos. Como práticas de intervenção para redirecionamento do curso são propostas, preliminarmente, o aprimoramento em serviço da formação dos formadores da USC e cursos de atualização para os formados, dando início a um processo de formação continuada, que recupere aspectos essenciais não suficientemente trabalhados na formação inicial e possibilite atualização da formação teórico-prática dos formados, em sistema de parceria com as escolas de ensino fundamental e médio.
Palavras Chave
Formação de Professores; professor reflexivo
Formação de Professores; professor reflexivo
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores