O ensino de física no enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS): uma abordagem da eletricidade a partir do método experimental investigativo.
Título
O ensino de física no enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS): uma abordagem da eletricidade a partir do método experimental investigativo.
O ensino de física no enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS): uma abordagem da eletricidade a partir do método experimental investigativo.
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Sérgio Luis Correa da Luz
Sérgio Luis Correa da Luz
Orientação
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Nos dias atuais vivenciamos um processo de grandes mudanças nos hábitos da sociedade. Um dos fatores responsáveis por esse processo é sem dúvida o rápido desenvolvimento Científico e Tecnológico presente no nosso cotidiano, desde o fim do século passado. Então, como ensinar Física de forma a contribuir na formação de cidadãos, numa sociedade caracterizada cada vez mais pelas realizações da Ciência e Tecnologia Neste trabalho relatamos os principais resultados de uma investigação por pesquisa-ação em educação. A partir de um diagnóstico das concepções dos estudantes sobre CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), escolhemos uma situação problema atrelado ao seu cotidiano por meio de um artefato tecnológico, onde planejamos estratégias de ensino-aprendizado que estimulassem a curiosidade, reflexão e interação com o objeto de estudo. Ao integrar as relações CTSA ao ensino de Física, inquirimos potencializar os estudantes a se apropriar de conhecimentos científicos como dimensão cultural e contribuir para popularizar a Educação Científica, o que acreditamos ser indispensável para o cidadão contemporâneo.
Nos dias atuais vivenciamos um processo de grandes mudanças nos hábitos da sociedade. Um dos fatores responsáveis por esse processo é sem dúvida o rápido desenvolvimento Científico e Tecnológico presente no nosso cotidiano, desde o fim do século passado. Então, como ensinar Física de forma a contribuir na formação de cidadãos, numa sociedade caracterizada cada vez mais pelas realizações da Ciência e Tecnologia Neste trabalho relatamos os principais resultados de uma investigação por pesquisa-ação em educação. A partir de um diagnóstico das concepções dos estudantes sobre CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), escolhemos uma situação problema atrelado ao seu cotidiano por meio de um artefato tecnológico, onde planejamos estratégias de ensino-aprendizado que estimulassem a curiosidade, reflexão e interação com o objeto de estudo. Ao integrar as relações CTSA ao ensino de Física, inquirimos potencializar os estudantes a se apropriar de conhecimentos científicos como dimensão cultural e contribuir para popularizar a Educação Científica, o que acreditamos ser indispensável para o cidadão contemporâneo.
Palavras Chave
Física; Estudo e ensino, Construção do conhecimento
Física; Estudo e ensino, Construção do conhecimento
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método