Análise das propostas oficiais para o ensino de genética no ensino médio.
Título
Análise das propostas oficiais para o ensino de genética no ensino médio.
Análise das propostas oficiais para o ensino de genética no ensino médio.
Autor
Andrea Valete Machado
Andrea Valete Machado
Orientação
Maria Delourdes Maciel
Maria Delourdes Maciel
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2010
2010
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho surgiu das dificuldades de ensinar Genética Mendeliana aos alunos do Ensino Médio e da necessidade pessoal e profissional de investigar a relação das propostas oficiais com o Currículo do Governo do Estado de São Paulo. Os objetivos desta pesquisa foram analisar os documentos oficiais para o Ensino Médio, enfatizando o Ensino de Genética, visando compreender a organização proposta no Currículo de Biologia do Estado de São Paulo e relacionar com as concepções de alguns autores para o professor repensar sua conduta em sala de aula, tendo em vista as dificuldades de aprendizado ressaltadas por Rodríguez (1995): uso da terminologia, relações entre os conceitos, resolução de problemas e trabalho prático. Como abordagem metodológica, recorremos à análise documental e bibliográfica. De modo geral, as propostas oficiais consideram como objetivo geral do ensino: o preparo para o trabalho e o exercício da cidadania, enquanto os específicos estão direcionados para a competência leitora e escrita e na capacidade de compreender a ciência e tecnologia. No caso deste trabalho consideramos os conhecimentos escolares relacionados com o ensino de genética. Ao relacioná-los com o Currículo do Estado de São Paulo, verificamos uma tentativa de auxiliar o professor a desenvolver um aprendizado visando colocar os conhecimentos sobre genética em prática, não apenas para torná-los críticos na sociedade como também no mercado de trabalho.
Este trabalho surgiu das dificuldades de ensinar Genética Mendeliana aos alunos do Ensino Médio e da necessidade pessoal e profissional de investigar a relação das propostas oficiais com o Currículo do Governo do Estado de São Paulo. Os objetivos desta pesquisa foram analisar os documentos oficiais para o Ensino Médio, enfatizando o Ensino de Genética, visando compreender a organização proposta no Currículo de Biologia do Estado de São Paulo e relacionar com as concepções de alguns autores para o professor repensar sua conduta em sala de aula, tendo em vista as dificuldades de aprendizado ressaltadas por Rodríguez (1995): uso da terminologia, relações entre os conceitos, resolução de problemas e trabalho prático. Como abordagem metodológica, recorremos à análise documental e bibliográfica. De modo geral, as propostas oficiais consideram como objetivo geral do ensino: o preparo para o trabalho e o exercício da cidadania, enquanto os específicos estão direcionados para a competência leitora e escrita e na capacidade de compreender a ciência e tecnologia. No caso deste trabalho consideramos os conhecimentos escolares relacionados com o ensino de genética. Ao relacioná-los com o Currículo do Estado de São Paulo, verificamos uma tentativa de auxiliar o professor a desenvolver um aprendizado visando colocar os conhecimentos sobre genética em prática, não apenas para torná-los críticos na sociedade como também no mercado de trabalho.
Palavras Chave
propostas oficiais, ensino de genética, genética mendeliana.
propostas oficiais, ensino de genética, genética mendeliana.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas