Produção escrita: contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de Ciências no ensino fundamental.
Título
Produção escrita: contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de Ciências no ensino fundamental.
Produção escrita: contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de Ciências no ensino fundamental.
Autor
Débora Serpa Machado
Débora Serpa Machado
Orientação
Valderez Marina do Rosário Lima
Valderez Marina do Rosário Lima
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Matemática
Faculdade de Matemática
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo estudar uma transformação nas aulas de Ciências cujas metodologias utilizadas pretenderam gerar mudanças na construção de conhecimentos, pelos estudantes, utilizando a produção escrita como maneira de promover essas mudanças. Este estudo apresenta uma investigação realizada com alunos do ensino Fundamental de uma escola estadual, na cidade de Porto Alegre. A abordagem qualitativa direcionou esta investigação, centrada na análise das produções textuais dos estudantes, registros de campo e gravações de falas dos estudantes. O estudo resultou na organização de quatro categorias. A primeira, Surgindo Autores em Sala de Aula, discute os efeitos da prática de escrever textos para que o aluno se assuma como autor do material por ele produzido. A segunda categoria, Mudanças em Sala de Aula, apresenta as modificações inseridas nas aulas e a repercussão na aprendizagem do estudante e na relação estabelecida entre ele e os colegas e também com a professora. Na terceira categoria, Avaliação e Auto-avaliação, é dada ênfase à importância da auto-avaliação para que o aluno se perceba, nesse processo de construção de conhecimentos, e para que o professor possa rever sua prática. A última categoria, Autonomia, discute o quanto as atividades elaboradas proporcionaram aos estudantes o pensamento crítico, a reflexão, a honestidade e a capacidade de emitir opinião, características de pessoas autônomas.
Esta pesquisa teve como objetivo estudar uma transformação nas aulas de Ciências cujas metodologias utilizadas pretenderam gerar mudanças na construção de conhecimentos, pelos estudantes, utilizando a produção escrita como maneira de promover essas mudanças. Este estudo apresenta uma investigação realizada com alunos do ensino Fundamental de uma escola estadual, na cidade de Porto Alegre. A abordagem qualitativa direcionou esta investigação, centrada na análise das produções textuais dos estudantes, registros de campo e gravações de falas dos estudantes. O estudo resultou na organização de quatro categorias. A primeira, Surgindo Autores em Sala de Aula, discute os efeitos da prática de escrever textos para que o aluno se assuma como autor do material por ele produzido. A segunda categoria, Mudanças em Sala de Aula, apresenta as modificações inseridas nas aulas e a repercussão na aprendizagem do estudante e na relação estabelecida entre ele e os colegas e também com a professora. Na terceira categoria, Avaliação e Auto-avaliação, é dada ênfase à importância da auto-avaliação para que o aluno se perceba, nesse processo de construção de conhecimentos, e para que o professor possa rever sua prática. A última categoria, Autonomia, discute o quanto as atividades elaboradas proporcionaram aos estudantes o pensamento crítico, a reflexão, a honestidade e a capacidade de emitir opinião, características de pessoas autônomas.
Palavras Chave
pesquisa em sala de aula, produção escrita, argumentação.
pesquisa em sala de aula, produção escrita, argumentação.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Conteúdo-Método
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