O ambiente no olhar de alunos em diferentes momentos de escolarização.

Título
O ambiente no olhar de alunos em diferentes momentos de escolarização.
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
André Ribeiro de Santana
Orientação
Silvia Nogueira Chaves
Instituição
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação Matemática e Científica
Ano
2004
Cidade / UF
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Nesta pesquisa narrativa, busquei evidenciar quais as concepções de ambiente de estudantes em diferentes momentos de escolarização. Objetivei caracterizar essas concepções entre 181 alunos distribuídos entre 5ª e 8ª séries (Ensino Fundamental), 3º ano/Convênio (Ensino Médio) e discentes de 4º semestre e concluintes de cursos de Pedagogia (Ensino Superior), além de investigar possíveis distinções de complexidade, conforme o grau de escolarização dos sujeitos. A análise das respostas ao questionário aplicado evidenciou que concepções de ambiente configuram-se como representações sociais, pois estão na base tanto da elaboração de comportamentos quanto da comunicação entre as pessoas, revelando valores e experiências culturais socialmente estruturadas. Em decorrência do caráter representacional de ambiente, identifiquei, entre os sujeitos, compreensões que não se diferenciam em complexidade. Assim, percebi dois entendimentos predominantes, influenciados pela mídia e práxis escolar: o ambiente onde vivo estou e vou, local em que nossa espécie interage entre si e com os demais componentes; o ambiente como manancial de vida, propiciador de elementos essencialmente naturais que asseguram a vida. Duas categorizações emergem dessas concepções: o ambiente universal, com fronteiras que podem extrapolar a Biosfera, pleno de paz e harmonia, composto por todas as inter-relações entre fatores biológicos, físicos e químicos; o ambiente do homem, onde estão nossas cidades, casas, escolas, ruas e praças, substrato da existência humana, tendo cultura e tecnologia mediando as inter-relações ambientais. Constatei que meus sujeitos se sentem privilegiados por integrarem a espécie capaz de preservar, ou não, o ambiente. Este antropocentrismo se faz presente até em intenções de cuidado e manutenção, pois se pretende conservar aquilo que assegura nossa existência. Trata-se de um dado relevante para orientar ações que privilegiam um tipo de Educação em Ciências voltada para a busca do equilíbrio de nossas relações ambientais.
Palavras Chave
Alunos; Concepções; Representações; Ambiente; Antropocentrismo.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno