O currículo possível na educação superior: estudo sobre o caso de um currículo de Biologia em uma IES amazônica.

Título
O currículo possível na educação superior: estudo sobre o caso de um currículo de Biologia em uma IES amazônica.
Autor
Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines
Orientação
Maria Isabel da Silva Leme
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Psicologia
Ano
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O sistema educacional brasileiro tem vivido um movimento de reforma desde meados da década de 1990, na qual se destacam a produção de legislação estabelecendo diretrizes e parâmetros na área de currículos e a implantação de um sistema nacional de avaliação do sistema em todos os níveis de ensino. Ao mesmo tempo, no campo do currículo já se discute há algum tempo, a instalação de uma crise na teorização crítica e pós-crítica. Este trabalho se insere numa práxis de (re)construção de currículos de formação de biólogos, incluindo a formação de professores, a partir de um estudo de caso de uma IES amazônica, utilizando como referencial teórico o pós-colonialismo e a Psicologia Cultural, para analisar numa perspectiva do construcionismo social o currículo em processo num contexto específico (de tempo e espaço) e em diferentes níveis de análise. A pesquisa permitiu documentar o não documentado oficialmente e dar voz aos agentes institucionais silenciados historicamente, contribuir para a descolonização através da descrição e ampliação dos registros da trajetória do currículo do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia, a implementação de medidas que foram se fazendo necessárias no entendimento dos agentes institucionais e de avaliadores externos, bem como para adequar-se às mudanças na legislação sobre a área e nível de ensino considerado. Foi possível também, no âmbito desse trabalho, sistematizar questões já resolvidas na (re)construção do currículo estudado e as questões que ainda estão na dependência de solução e que já foram percebidas ou podem ser antecipadas à luz de referencial teórico que ajuda a apontar soluções. Defende-se a tese de que o currículo real é o currículo possível, construído nas condições específicas de uma dada instituição, recebendo influências das diretrizes curriculares nacionais e políticas públicas mais amplas; das condições institucionais e regionais, construídas historicamente; das trajetórias de formação, fases da carreira e experiências vicárias dos/as professores/as ; do perfil do corpo discente; da produção acadêmica no campo do currículo e das especialidades ou disciplinas relacionadas com o curso. Conclui-se desafiando as universidades a assumirem junto às IES mais periféricas e às escolas de Educação Básica, papéis e funções mais adequados à uma ética do cuidado e do acolhimento e que se distanciem da ética do sobrevivente do mínimo eu, na qual a construção de singularidades comprometidas com a emancipação e a democracia está cada vez mais comprometida
Palavras Chave
currículos, avaliação educacional, emancipação.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas