O Conhecimento Físico e sua relação com a matemática: um olhar voltado para o ensino médio

Título
O Conhecimento Físico e sua relação com a matemática: um olhar voltado para o ensino médio
Autor
Maria da Gloria de Andrade Martini
Orientação
Maria Regina Dubeux Kawamura
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A relação entre a construção do conhecimento físico e a Matemática, no Ensino Médio, vem se tornando cada vez mais uma questão instigante, especialmente a partir das diretrizes curriculares que começaram a ser implementadas nos últimos dez anos. Em diversas propostas recentes, pretende-se, por exemplo, com o argumento de que a Física se torne mais accessível, minimizar ou dispensar o uso de fórmulas e relações matemáticas. Para investigar alguns aspectos dos vínculos entre a Física e a Matemática, nesse contexto, nos propomos a analisar a questão segundo os diferentes âmbitos identificados pela transposição didática. Assim, buscamos analisar a relação entre a Física e a Matemática do ponto de vista dos cientistas físicos. Analisamos, também, a forma como essa mesma relação se estabelece nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Finalmente, investigamos alguns aspectos dessa relação no aprendizado dos alunos. A comparação dos resultados permitiu constatar a existência de características muito específicas na relação entre a Física e Matemática no Ensino Médio, sendo que a Matemática parece contribuir tanto do ponto de vista operacional como na construção das abstrações inerentes ao estudo da Física. Nossos resultados indicam a importância da contribuição da Matemática para um efetivo desenvolvimento do conhecimento físico pelos alunos.
Palavras Chave
ensino geografia; questão ambiental; educação ambiental.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos