O papel instrumental das imagens na formação de conceitos científicos.

Título
O papel instrumental das imagens na formação de conceitos científicos.
Autor
Jacqueline Riberio de Souza Mendes
Orientação
Maria Helena da Silva Carneiro
Instituição
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2006
Cidade / UF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
As imagens sempre desempenharam um papel fundamental na representação do conhecimento científico. Na Biologia, a visualização de determinados fenômenos é imprescindível para a sua compreensão, e o que se observa é o aumento tanto da presença das imagens nos livros didáticos quanto de sua utilização em situações de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como foco um tipo específico de imagem, o esquema. Esquemas são imagens que aportam uma grande quantidade de informações e apresentam alto grau de complexidade, sendo necessário que o professor oriente a atividade de leitura dos esquemas pelos alunos, que devem possuir um conjunto de conhecimentos sobre o conteúdo representado, sem os quais a leitura desse tipo de imagem fica comprometida. Com o objetivo de identificar o papel pedagógico dos esquemas na compreensão do fenômeno fotossintético, buscamos evidenciar as representações dos alunos acerca desse fenômeno, a forma como essas representações orientam a leitura dos esquemas que representam a fotossíntese e como os alunos interpretam os elementos icônicos e simbólicos utilizados na elaboração dos esquemas. Utilizamos mapas conceituais para evidenciar e comparar os conhecimentos dos alunos antes a após a utilização dos esquemas em situações de ensino e aprendizagem. Os resultados deste estudo nos levaram às seguintes conclusões: Primeiro, identificamos que os alunos utilizam um repertório de conceitos em suas explicações sobre o fenômeno fotossintético: trocas gasosas; pigmentos; energia; glicose; matéria orgânica; clorofila; luz; seiva bruta; seiva elaborada. Porém, não estabelecem entre esses conceitos relações que possibilitem uma visão integrada e coerente do processo, do ponto de vista do conhecimento científico. Esse fato pode ter relação com o excesso de conteúdo a que são submetidos os alunos, que não possibilita um aprendizado voltado para a utilização dos conceitos em situações diárias, mas a sua memorização por meio de uma aprendizagem mecânica. Em segundo lugar, as dificuldades e diferenças que os alunos apresentaram na leitura dos esquemas estão relacionadas à falta de conhecimento sobre as informações contidas na imagem e às representações sobre o fenômeno, o que reforça a necessidade do auxílio do professor na leitura dessas imagens. Finalizando, este trabalho nos indicou que os esquemas utilizados com alunos possibilitaram a organização, a memorização e a lembrança de alguns conceitos necessários para a compreensão do fenômeno fotossintético.
Palavras Chave
imagens, esquemas, fotossíntese, ensino, aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos