A forma da terra no século XVIII através de mapas hipertextuais: uma proposta de ensino apoiada na história das ciências.

Título
A forma da terra no século XVIII através de mapas hipertextuais: uma proposta de ensino apoiada na história das ciências.
Autor
Maria Isabel Porazza Mendes
Orientação
Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências
Ano
2001
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A presente dissertação refere-se à elaboração e discussão de um material hipertextual com o tema A Forma da Terra no século XVIII, utilizado como plataforma no ensino de História das Ciências. Esta proposta é apresentada como uma possibilidade de favorecer a aproximação de processos de aprendizagem mais condizentes com o pensamento atual caracterizado pela complexidade. É crescente a necessidade de se elaborar currículos que deixem de privilegiar a linearidade e seqüência dos conteúdos previamente ordenados, assim como permitir que os jovens reflitam sobre o conceito de ciência, para que possam exercer melhor a cidadania. Um material de História das Ciências enriquecido pela estrutura do hipertexto e utilizado como interface de comunicação com o passado, permitirá a compreensão do presente e da ciência atual. A dinâmica e abrangência do hipertexto utilizado no ensino de História das Ciências, através do tema que trata sobre a forma-imagem da Terra, favorecerá na construção de uma consciência planetária e estimulará os jovens a assumirem comportamentos responsáveis e solidários. O trabalho divide-se em uma parte escrita em 3 capítulos e outra digital, na forma de um site, com o tema: A Forma da Terra no século XVIII. Juntamente com o material impresso é disponibilizado um disquete com os arquivos que compõem o site, de forma a possibilitar que interessados, que não tenham acesso à Internet, também possam usufruir da parte digital deste trabalho.
Palavras Chave
Educação, Ciências, História, sistemas de hipertexto.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geociências
Foco Temático
Recursos Didáticos