Tecnologia aplicada à educação superior nos cursos de licenciatura
Título
Tecnologia aplicada à educação superior nos cursos de licenciatura
Tecnologia aplicada à educação superior nos cursos de licenciatura
Autor
Orly Marion Webber Milani
Orly Marion Webber Milani
Orientação
Paulo Roberto de Carvalho Alcantara
Paulo Roberto de Carvalho Alcantara
Instituição
PUC-PR
PUC-PR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Curitiba/PR
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa parte de uma preocupação com a formação de professores nos cursos de Licenciatura, motivada pelas contínuas transformações sociais e políticas que se apresentam, causadas principalmente por um avanço da tecnologia em todas as áreas do conhecimento. A educação não pode deixar de reconhecer e apropriar-se de possíveis benefícios que esse avanço pode proporcionar e por isso buscou-se, através da bibliografia pertinente e de uma pesquisa de campo, delinear caminhos de inovação tecnológica na ação docente a partir das experiências vivenciadas pelos professores dos cursos de Licenciatura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os objetivos deste trabalho buscaram, através da análise e interpretação sobre a influência da tecnologia na prática pedagógica dos professores, verificar os possíveis obstáculos impostos a uma utilização natural de ferramentas tecnológicas e investigar metodologias de ensino com o apoio da tecnologia. Os capítulos foram divididos de modo a abarcar referências no país e no exterior sobre a inserção de novas práticas educacionais que envolvam tecnologia, buscando metodologias que possibilitem ampliar modos de orientação de trabalhos pedagógicos dos professores que formam futuros professores. São analisados e interpretados no primeiro capítulo a formação de professores através da história moderna, as políticas e teorias educacionais que direcionaram e ainda traçam o caminho dessa formação, bem como o perfil do profissional professor. No segundo capítulo analisa-se e interpreta-se a integração entre a educação e a tecnologia, sua história, suas políticas públicas, a relação entre o professor e a tecnologia e a utilização de tecnologia na educação. O terceiro capitulo apresenta a pesquisa de campo, o encaminhamento metodológico e os procedimentos bem como a análise e interpretação dos dados coletados através dos instrumentos de pesquisa- o questionário, respondido por trinta e um professores dos cursos de Licenciatura em Biologia, Educação Física, Filosofia, Letras e Matemática da Universidade e a entrevista cedida pelos diretores desses cursos. Este trabalho propõe a participação efetiva dos docentes no processo de interação entre educação e tecnologia, produzindo e socializando o conhecimento em beneficio de toda a sociedade.
Esta pesquisa parte de uma preocupação com a formação de professores nos cursos de Licenciatura, motivada pelas contínuas transformações sociais e políticas que se apresentam, causadas principalmente por um avanço da tecnologia em todas as áreas do conhecimento. A educação não pode deixar de reconhecer e apropriar-se de possíveis benefícios que esse avanço pode proporcionar e por isso buscou-se, através da bibliografia pertinente e de uma pesquisa de campo, delinear caminhos de inovação tecnológica na ação docente a partir das experiências vivenciadas pelos professores dos cursos de Licenciatura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os objetivos deste trabalho buscaram, através da análise e interpretação sobre a influência da tecnologia na prática pedagógica dos professores, verificar os possíveis obstáculos impostos a uma utilização natural de ferramentas tecnológicas e investigar metodologias de ensino com o apoio da tecnologia. Os capítulos foram divididos de modo a abarcar referências no país e no exterior sobre a inserção de novas práticas educacionais que envolvam tecnologia, buscando metodologias que possibilitem ampliar modos de orientação de trabalhos pedagógicos dos professores que formam futuros professores. São analisados e interpretados no primeiro capítulo a formação de professores através da história moderna, as políticas e teorias educacionais que direcionaram e ainda traçam o caminho dessa formação, bem como o perfil do profissional professor. No segundo capítulo analisa-se e interpreta-se a integração entre a educação e a tecnologia, sua história, suas políticas públicas, a relação entre o professor e a tecnologia e a utilização de tecnologia na educação. O terceiro capitulo apresenta a pesquisa de campo, o encaminhamento metodológico e os procedimentos bem como a análise e interpretação dos dados coletados através dos instrumentos de pesquisa- o questionário, respondido por trinta e um professores dos cursos de Licenciatura em Biologia, Educação Física, Filosofia, Letras e Matemática da Universidade e a entrevista cedida pelos diretores desses cursos. Este trabalho propõe a participação efetiva dos docentes no processo de interação entre educação e tecnologia, produzindo e socializando o conhecimento em beneficio de toda a sociedade.
Palavras Chave
tecnologia, formação inicial, recurso didático
tecnologia, formação inicial, recurso didático
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores