O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica

Título
O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica
Autor
Sergio Luiz Miranda
Orientação
Archimedes Perez Filho
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências e Ciências Exatas
Ano
2005
Cidade / UF
Rio Claro/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho é orientado para a compreensão das abordagens do desenho no ensino de geografia, buscando possibilidades didáticas do desenho para abordar conteúdos curriculares nas séries iniciais da escola fundamental, tomando o conceito geográfico de lugar como eixo estruturador do currículo e a perspectiva crítica marxista como referencial na Geografia e na Educação, tendo em vista uma Geografia Escolar Crítica. Caracteriza-se como um estudo de caso com enfoque da dialética materialista histórica em que o pesquisador-professor volta-se para sua própria prática no ensino e na pesquisa enquanto práxis, considerando o processo de pesquisa como processo de conhecimento-aprendizagem numa perspectiva dialógica. Nos estudos e propostas para o ensino de geografia, identifica o lugar do desenho limitado a um lugar de passagem para o mapa, como um caminho natural balizado pelos estudos piagetianos. Reduzindo o desenho aos aspectos geométricos do espaço gráfico e orientando-se pelo construtivismo piagetiano, o ensino de geografia reproduz uma orientação conservadora da Educação. O estudo de outras abordagens do desenho e do ensino e a vivência experimental em sala de aula com o desenho do lugar apontaram para as contribuições de Vigotski para se rever e se ampliar a atividade do desenho em aula e o ensino como um todo, na perspectiva de uma Geografia Escolar Crítica.
Palavras Chave
geografia escolar crítica, formação docente, prática pedagógica, Vigotski

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geociências
Foco Temático
Conteúdo-Método