A integração das áreas de conhecimento como perspectiva para formação inicial de professores de Ciências Naturai

Título
A integração das áreas de conhecimento como perspectiva para formação inicial de professores de Ciências Naturai
Autor
Marcos Rogério Neves
Orientação
Alice Helena Campos Pierson
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
2002
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação sobre o início do processo de construção da cooperação interdisciplinar entre alunos de cursos de Licenciatura em áreas distintas da Ciência, no contexto de uma experiência didática na qual são integradas disciplinas e turmas de Prática de Ensino em Física e Prática de Ensino em Biologia. Com base no conceito de visão de mundo (Cobern, 1996), analisamos a interação entre futuros professores com especialidades diferentes e constatamos que o estabelecimento do diálogo entre eles passa pela negociação dos pressupostos ligados aos saberes de referência de cada disciplina (natureza do objeto de estudo, metodologia intrínseca, linguagem, etc.) e sofre também a influência de fatores subjetivos (como as expectativas de cada área com relação à outra; ou as diferenças e afinidades pessoais entre os licenciandos). A partir destes elementos, discutimos o surgimento de obstáculos à efetiva integração e à construção de uma disponibilidade destes futuros professores para o trabalho interdisciplinar em seus campos de atuação, bem como os avanços e retrocessos da experiência proposta.
Palavras Chave
interdisciplinaridade; visão de mundo

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores