Temas de anatomia e fisiologia humana no ensino fundamental: proposta de uma metodologia alternativa envolvendo a construção de modelos
Título
Temas de anatomia e fisiologia humana no ensino fundamental: proposta de uma metodologia alternativa envolvendo a construção de modelos
Temas de anatomia e fisiologia humana no ensino fundamental: proposta de uma metodologia alternativa envolvendo a construção de modelos
Autor
Rosemary Rodrigues de Oliveira
Rosemary Rodrigues de Oliveira
Orientação
Mara Alice Fernandes de Abreu
Mara Alice Fernandes de Abreu
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Com base no ensino de Ciências que se propõe a ser construtivista e de acordo com a recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais que sugerem a abordagem de textos de forma integradora, relacionando as estruturas e o seu funcionamento nos processos vitais e ainda, considerando-se que nos livros-texto, como na maioria do material utilizado como recurso didático não se dispõe da visão tridimensional das estruturas a serem estudadas, foi desenvolvida proposta de ensino que se utilizou de atividades de construção de modelos anatômicos pelos próprios alunos, transcorridos dentro de uma oficina de Ciências. Essa proposta objetivou a construção de conceitos estruturais corretos, o mais próximo da realidade, capazes de fundamentar a compreensão da anatomia funcional do corpo humano, propiciar a evolução do conhecimento a ser construído pelo aluno, privilegiando sua ação de modo a torná-lo mais autônomo e capaz de relacionar acontecimentos percebendo semelhanças e diferenças e ainda, desenvolver material para o acervo pedagógico da escola. As atividades de construção dos modelos foram realizadas com turmas das 6 ª e 7ª séries do ensino fundamental, com idades entre 11 e 14 anos, em escolas da rede oficial e particular de ensino, com duração de 16 horas. A metodologia previu a pesquisa dos conhecimentos prévios, seguida da instalação do conflito cognitivo, com o objetivo de se gerar insatisfação em relação a esses conhecimentos, e estabelecer uma situação problema para estes alunos, que ainda não haviam estudado o assunto a ser desenvolvido na oficina. Os modelos foram construídos com material alternativo sugerido pelos próprios alunos, com a ajuda de textos e figuras explicativas das estruturas anatômicas a serem estudadas, obedecendo ao critério de similaridade, aparência e consistência. Após a realização da experiência pedagógica, os conhecimentos desenvolvidos durante a oficina de Ciências foram avaliados comparativamente com aqueles que compunham o conhecimento prévio da amostra, de modo a possibilitar a construção de padrões conceituais estabelecidos através da análise da ocorrência da evolução da aprendizagem. Com base nos estágios de arranjo, coerência, organização, articulação e homogeneidade, as idéias dos alunos foram utilizadas na elaboração de categorias constituídas a partir de um critério progressivo da menor para a maior complexidade. Os resultados expressaram evolução conceitual para a amostra, da ordem de 68%. Depois de 6 meses, quando submetidos a uma nova avaliação, relacionada a uma análise comparativa dos testes aplicados anteriormente, verificou-se que os alunos expressavam suas falhas, justificando-as, reorganizaram seus conceitos, indicando evolução dos mesmos atendendo aos objetivos previstos nessa proposta pedagógica.
Com base no ensino de Ciências que se propõe a ser construtivista e de acordo com a recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais que sugerem a abordagem de textos de forma integradora, relacionando as estruturas e o seu funcionamento nos processos vitais e ainda, considerando-se que nos livros-texto, como na maioria do material utilizado como recurso didático não se dispõe da visão tridimensional das estruturas a serem estudadas, foi desenvolvida proposta de ensino que se utilizou de atividades de construção de modelos anatômicos pelos próprios alunos, transcorridos dentro de uma oficina de Ciências. Essa proposta objetivou a construção de conceitos estruturais corretos, o mais próximo da realidade, capazes de fundamentar a compreensão da anatomia funcional do corpo humano, propiciar a evolução do conhecimento a ser construído pelo aluno, privilegiando sua ação de modo a torná-lo mais autônomo e capaz de relacionar acontecimentos percebendo semelhanças e diferenças e ainda, desenvolver material para o acervo pedagógico da escola. As atividades de construção dos modelos foram realizadas com turmas das 6 ª e 7ª séries do ensino fundamental, com idades entre 11 e 14 anos, em escolas da rede oficial e particular de ensino, com duração de 16 horas. A metodologia previu a pesquisa dos conhecimentos prévios, seguida da instalação do conflito cognitivo, com o objetivo de se gerar insatisfação em relação a esses conhecimentos, e estabelecer uma situação problema para estes alunos, que ainda não haviam estudado o assunto a ser desenvolvido na oficina. Os modelos foram construídos com material alternativo sugerido pelos próprios alunos, com a ajuda de textos e figuras explicativas das estruturas anatômicas a serem estudadas, obedecendo ao critério de similaridade, aparência e consistência. Após a realização da experiência pedagógica, os conhecimentos desenvolvidos durante a oficina de Ciências foram avaliados comparativamente com aqueles que compunham o conhecimento prévio da amostra, de modo a possibilitar a construção de padrões conceituais estabelecidos através da análise da ocorrência da evolução da aprendizagem. Com base nos estágios de arranjo, coerência, organização, articulação e homogeneidade, as idéias dos alunos foram utilizadas na elaboração de categorias constituídas a partir de um critério progressivo da menor para a maior complexidade. Os resultados expressaram evolução conceitual para a amostra, da ordem de 68%. Depois de 6 meses, quando submetidos a uma nova avaliação, relacionada a uma análise comparativa dos testes aplicados anteriormente, verificou-se que os alunos expressavam suas falhas, justificando-as, reorganizaram seus conceitos, indicando evolução dos mesmos atendendo aos objetivos previstos nessa proposta pedagógica.
Palavras Chave
Modelo Anatômicos;Ensino de Ciências;Metodologia Alternativa
Modelo Anatômicos;Ensino de Ciências;Metodologia Alternativa
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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