O ensino de Física para ciências da vida.

Título
O ensino de Física para ciências da vida.
Autor
Míriam Haydee Romero Peña
Orientação
Maria Regina Kawamura
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Insituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Investiga-se quais características devem ter o ensino de Física, em nível de terceiro grau, para a formação profissional em outras áreas, mais especificamente para as áreas de ciências da vida. A hipótese implícita é a de que as disciplinas de física, nesse nível, devem ser diferenciadas segundo os objetivos formativos e profissionais que visem atingir. Para buscar subsídios para essa questão, no que diz respeito às relações entre a física e a biologia, foram utilizadas duas abordagens. Por um lado, do ponto de vista epistemológico, procurou-se aprofundar a questão da unidade do conhecimento científico, assim como da disciplinaridade/interdisciplinaridade. Por outro, para verificar como essa questão se manifesta nas propostas didáticas, procedeu-se a análise dos livros-textos utilizados nessas disciplinas: procurou-se identificar em que consiste sua especificidade, ou seja, de que forma a interdisciplinaridade é neles contemplada. A partir deste quadro de análise, foi possível identificar e propor elementos que deveriam ser privilegiados na elaboração do programa para essas disciplinas. Uma vez que o intuito principal consiste em discutir a abordagem e instrumental da física, trata-se menos de definir conteúdos, concentrando-se a atenção na proposição de estratégias. Entende-se que esses elementos podem ser o ponto de partida para a reflexão e elaboração de novas práticas.
Palavras Chave
Física para Biologia; Interdisciplinaridade; Programa Disciplinar.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas