O gestor escolar e o desafio da interdisciplinaridade no contexto do currículo de ciências
Título
O gestor escolar e o desafio da interdisciplinaridade no contexto do currículo de ciências
O gestor escolar e o desafio da interdisciplinaridade no contexto do currículo de ciências
Educação
Autor
Francielle Amâncio Pereira
Francielle Amâncio Pereira
Orientação
Ivan Amorosino do Amaral
Ivan Amorosino do Amaral
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A presente pesquisa visa caracterizar a maneira como gestores de escolas públicas do estado de São Paulo, participantes de um Curso de Especialização em Gestão Educacional, oferecido pela Unicamp em 2006, apropriaram-se da ideia de interdisciplinaridade ao serem desafiados, em um trabalho de conclusão de disciplina, a promover mudanças curriculares nas escolas onde atuam. Para tanto, tinham à disposição sete idéias-chave unificadoras do currículo de Ciências apresentado no Curso (quatro de cunho programático e três de cunho metodológico). Poderiam escolher livremente qualquer uma delas como norteadora de mudanças curriculares de caráter interdisciplinar. Foram analisados os trabalhos apresentados por uma amostra de 186 gestores e os resultados mostraram um baixo nível de compreensão/aplicação do conceito de interdisciplinaridade, tendo recaído as preferências nas idéias-chave metodológicas, com especial destaque para “estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico e divergente do aluno”, com pouca especificidade em termos de ensino de Ciências.
A presente pesquisa visa caracterizar a maneira como gestores de escolas públicas do estado de São Paulo, participantes de um Curso de Especialização em Gestão Educacional, oferecido pela Unicamp em 2006, apropriaram-se da ideia de interdisciplinaridade ao serem desafiados, em um trabalho de conclusão de disciplina, a promover mudanças curriculares nas escolas onde atuam. Para tanto, tinham à disposição sete idéias-chave unificadoras do currículo de Ciências apresentado no Curso (quatro de cunho programático e três de cunho metodológico). Poderiam escolher livremente qualquer uma delas como norteadora de mudanças curriculares de caráter interdisciplinar. Foram analisados os trabalhos apresentados por uma amostra de 186 gestores e os resultados mostraram um baixo nível de compreensão/aplicação do conceito de interdisciplinaridade, tendo recaído as preferências nas idéias-chave metodológicas, com especial destaque para “estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico e divergente do aluno”, com pouca especificidade em termos de ensino de Ciências.
Palavras Chave
Interdisciplinaridade; Gestores; Mudanças Currículares; Ciências,
Interdisciplinaridade; Gestores; Mudanças Currículares; Ciências,
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Professor
Formação de Conceitos, Características do Professor