A Linguagem Tecnológica em um Espaço Virtual de Aprendizagem: Ressignificando a Construção do Conhecimento no Ensino Médio
Título
A Linguagem Tecnológica em um Espaço Virtual de Aprendizagem: Ressignificando a Construção do Conhecimento no Ensino Médio
A Linguagem Tecnológica em um Espaço Virtual de Aprendizagem: Ressignificando a Construção do Conhecimento no Ensino Médio
Cognição e Linguagem
Autor
Conceição de Maria Campinho Rabello Corte Real
Conceição de Maria Campinho Rabello Corte Real
Orientação
Carlos Henrique Medeiros de Souza
Carlos Henrique Medeiros de Souza
Instituição
UENF
UENF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Na perspectiva de refletir a necessidade do uso de tecnologia mediática, via web, como meio informacional de enriquecimento metodológico e pedagógico no processo de ensinoaprendizagem, o presente estudo analisa, na visão do aluno do Ensino Médio, de que forma a linguagem tecnológica mediada pelo sistema didático do espaço virtual de aprendizagem denominado EVA, possibilita a construção e a produção do conhecimento, sob a ótica da aprendizagem significativa. Enfatiza-se que o referido ambiente virtual desenvolvido em uma instituição de ensino da Rede Federal, situada no município de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, apresenta-se caracterizado pela interatividade assíncrona entre alunos e professor. Como proposta metodológica, utilizou-se de pesquisa exploratória, na forma de Expost-Facto, no que se refere ao Estudo de Caso do sistema didático EVA, cuja análise dos dados coletados enfatizou-se as formas qualitativa e quantitativa. A partir de um plano amostral não probabilístico, o instrumento utilizado, o questionário, elaborado especificamente para este estudo, foi aplicado, após o processo de validação, a quarenta e nove dos noventa alunos da 1ª série do Ensino Médio, que vivenciaram, no ano letivo de 2006, o sistema didático EVA, no componente curricular de Física. Ao término do estudo pode-se constatar que o espaço virtual de aprendizagem pesquisado por sua natureza colaborativa e interativa, no qual o aluno ao utilizar o computador mediado pela web, instituído como ferramenta educacional de apoio pedagógico nas docências de Física no Ensino Médio pelo professor-mediador, possibilita a ressignificação do conhecimento.
Na perspectiva de refletir a necessidade do uso de tecnologia mediática, via web, como meio informacional de enriquecimento metodológico e pedagógico no processo de ensinoaprendizagem, o presente estudo analisa, na visão do aluno do Ensino Médio, de que forma a linguagem tecnológica mediada pelo sistema didático do espaço virtual de aprendizagem denominado EVA, possibilita a construção e a produção do conhecimento, sob a ótica da aprendizagem significativa. Enfatiza-se que o referido ambiente virtual desenvolvido em uma instituição de ensino da Rede Federal, situada no município de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, apresenta-se caracterizado pela interatividade assíncrona entre alunos e professor. Como proposta metodológica, utilizou-se de pesquisa exploratória, na forma de Expost-Facto, no que se refere ao Estudo de Caso do sistema didático EVA, cuja análise dos dados coletados enfatizou-se as formas qualitativa e quantitativa. A partir de um plano amostral não probabilístico, o instrumento utilizado, o questionário, elaborado especificamente para este estudo, foi aplicado, após o processo de validação, a quarenta e nove dos noventa alunos da 1ª série do Ensino Médio, que vivenciaram, no ano letivo de 2006, o sistema didático EVA, no componente curricular de Física. Ao término do estudo pode-se constatar que o espaço virtual de aprendizagem pesquisado por sua natureza colaborativa e interativa, no qual o aluno ao utilizar o computador mediado pela web, instituído como ferramenta educacional de apoio pedagógico nas docências de Física no Ensino Médio pelo professor-mediador, possibilita a ressignificação do conhecimento.
Palavras Chave
Educação. Interatividade. Aprendizagem Significativa.
Educação. Interatividade. Aprendizagem Significativa.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos