Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula.

Título
Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula.
Autor
Lúcia Helena Sasseron Roberto
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
As páginas que se seguem contêm um estudo de caso qualitativo planejado e realizado para compreender quais os pressupostos, as características e as evidências da Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. Os dados do estudo foram coletados em uma sala de aula do quarto ano (alunos com idades entre 8 e 9 anos) de uma escola pública estadual da cidade de São Paulo. São dados da pesquisa as aulas gravadas integralmente em vídeo e os trabalhos escritos e/ou desenhados produzidos pelos alunos, além de todo o material didático a eles fornecido durante as aulas. Iniciamos nossa pesquisa pela revisão sobre o tema “Alfabetização Científica” nas literaturas nacional e internacional sobre Didática das Ciências por meio da qual encontramos informações que nos permitiram propor os eixos estruturantes da Alfabetização Científica. Estes eixos são considerados em nossa pesquisa para a análise das atividades que compõem uma seqüência didática envolvendo discussões em que um mesmo tema é discutido levando em conta os conhecimentos científicos e às tecnologias a ele associadas e os impactos destes saberes e empreendimentos para a sociedade e o ambiente. O estudo da bibliografia específica da área também nos levou à proposição de indicadores da Alfabetização Científica: habilidades de ação e investigação que julgamos necessárias de serem usadas quando se pretende construir conhecimento sobre um tema qualquer. Os indicadores são vitais para a análise que realizamos pois podem nos fornecer evidências de se a Alfabetização Científica está em processo entre os alunos do Ensino Fundamental observados em nossa pesquisa. Após a análise da seqüência didática, das argumentações orais e dos trabalhos escritos e/ou desenhados feitos pelos alunos, encontramos evidências bastante substanciais de que a Alfabetização Científica está em processo para grande parte dos alunos da turma estudada.
Palavras Chave
Alfabetização Científica; Ensino Fundamental; Ensino-Investigação; Sala

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método