Saúde e Educação Ambiental em Vargem Grande Paulista
Título
Saúde e Educação Ambiental em Vargem Grande Paulista
Saúde e Educação Ambiental em Vargem Grande Paulista
Autor
Jéssica Vasques Kalil dos Santos
Jéssica Vasques Kalil dos Santos
Orientação
Maria Cecilia Focesi Pelicioni
Maria Cecilia Focesi Pelicioni
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Saúde Pública
Faculdade de Saúde Pública
Ano
2001
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esse estudo foi realizado em Vargem Grande Paulista durante 30 meses, num projeto de parceria entre a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação. Objetivos: 1. realizar um diagnóstico com 20 professores do ensino infantil e fundamental de 5 escolas-pólo do município para investigar sua realidade, seus conhecimentos, suas concepções, suas necessidades; 2. formular e implementar junto com os professores, um processo de capacitação, a partir do diagnóstico realizado; 3. analisar as mudanças que ocorreram em função do processo. Método: A metodologia usada foi a Pesquisa-Ação com aplicação de questionários complementados por grupos focais. Na capacitação nas áreas de educação, saúde e meio ambiente, considerada necessária em decorrência do diagnóstico, utilizaram-se técnicas de trabalho em grupo, oficinas, seminários, visitas técnicas, entre outras. Resultados. Entre os resultados obtidos, podem ser citados: as mudanças conceituais principalmente na área de meio ambiente, a formação de competências para a observação do meio ambiente; para o estabelecimento de relação entre causas e efeitos de agravos ambientais, para a realização de investigação diagnóstica a fim de subsidiar o planejamento pedagógico das escolas, para utilizar a Educação Ambiental como Tema Transversal, para desenvolver ações de promoção da saúde, para melhorar o relacionamento entre os diversos atores sociais que envolvem a comunidade escolar e do entorno, para melhorar a integração entre o grupo de professores; e para atuar como multiplicadores junto aos demais professores e técnicos da rede municipal de ensino. Conclusão. Pode-se dizer que alguns dos princípios preconizados pela proposta da escola promotora da saúde foram incorporados. O conhecimento produzido coletivamente, permitiu que muitas mudanças pudessem ser efetivadas não apenas no ambiente físico, social e emocional da escola, como também possibilitou um maior envolvimento dos pais e comunidade no processo.
Esse estudo foi realizado em Vargem Grande Paulista durante 30 meses, num projeto de parceria entre a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação. Objetivos: 1. realizar um diagnóstico com 20 professores do ensino infantil e fundamental de 5 escolas-pólo do município para investigar sua realidade, seus conhecimentos, suas concepções, suas necessidades; 2. formular e implementar junto com os professores, um processo de capacitação, a partir do diagnóstico realizado; 3. analisar as mudanças que ocorreram em função do processo. Método: A metodologia usada foi a Pesquisa-Ação com aplicação de questionários complementados por grupos focais. Na capacitação nas áreas de educação, saúde e meio ambiente, considerada necessária em decorrência do diagnóstico, utilizaram-se técnicas de trabalho em grupo, oficinas, seminários, visitas técnicas, entre outras. Resultados. Entre os resultados obtidos, podem ser citados: as mudanças conceituais principalmente na área de meio ambiente, a formação de competências para a observação do meio ambiente; para o estabelecimento de relação entre causas e efeitos de agravos ambientais, para a realização de investigação diagnóstica a fim de subsidiar o planejamento pedagógico das escolas, para utilizar a Educação Ambiental como Tema Transversal, para desenvolver ações de promoção da saúde, para melhorar o relacionamento entre os diversos atores sociais que envolvem a comunidade escolar e do entorno, para melhorar a integração entre o grupo de professores; e para atuar como multiplicadores junto aos demais professores e técnicos da rede municipal de ensino. Conclusão. Pode-se dizer que alguns dos princípios preconizados pela proposta da escola promotora da saúde foram incorporados. O conhecimento produzido coletivamente, permitiu que muitas mudanças pudessem ser efetivadas não apenas no ambiente físico, social e emocional da escola, como também possibilitou um maior envolvimento dos pais e comunidade no processo.
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Educação Ambiental, Saúde e Sexualidade
Educação Ambiental, Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos