O jogo de RPG como ferramenta auxiliar de aprendizagem na disciplina de Ciências.

Título
O jogo de RPG como ferramenta auxiliar de aprendizagem na disciplina de Ciências.
Autor
Luiz Otávio Silva Santos
Orientação
Fabiola da Silva Albuquerque
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Biociências
Ano
2003
Cidade / UF
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A reflexão a respeito da forma tradicional de ensino, caracterizada por uma maneira estática e descritiva que ainda persiste nas Escolas, e o enriquecimento do mundo social, têm motivado a procura por novas técnicas que estimulem os alunos para o processo de ensino-aprendizagem, como os jogos de representação denominados de RPG (do inglês Roleplaying Games), já utilizados em várias disciplinas. Dada a riqueza de temas de Ciências e Biologia que poderiam ser explorados através do RPG, nosso objetivo foi criar um jogo que pudesse ser utilizado como ferramenta auxiliar de aprendizagem. PANGÉIA, o jogo criado, foi constituído a partir do sistema GURPS e ambientado nas Eras geológicas da Terra. O objetivo do jogo consiste em vivenciar um personagem, um animal de uma das Classes dos Vertebrados, e fazê-lo sobreviver e reproduzir ao longo de aventuras. Estas consistem da narrativa dos desafios enfrentados pelo personagem realizada pelo Mestre, os quais são resolvidos através do lance de dados. Nessa narrativa, o Mestre introduz conceitos e informações sobre os temas abordados. Para avaliar o funcionamento do jogo, solicitamos a 11 voluntários, alunos de duas Escolas de Natal, que jogassem PANGÉIA. Antes do jogo, e sem conhecimento dos objetivos finais do trabalho, os voluntários responderam a um questionário de conhecimentos, que também foi aplicado após o jogo. Comparando as opções de resposta dos voluntários antes e depois, encontramos fortes sugestões de que algumas delas foram influenciadas pelo jogo. A partir desse teste, identificamos a necessidade de modificações importantes em PANGÉIA, principalmente uma maior relação entre o questionário e a ambientação com a narrativa do Mestre. Para tornar PANGÉIA uma ferramenta auxiliar de aprendizagem, será necessária a confecção de um manual para o professor que também sugira o formato da aplicação do jogo. Contudo, a partir desse protótipo, concluímos que os temas da Ciência e da Biologia podem ser facilmente adaptados ao jogo do tipo RPG e que a flexibilidade deste, possibilita múltiplas combinações que podem ajudar na aprendizagem de conteúdos de difícil assimilação em sala de aula.
Palavras Chave
Ensino-Aprendizagem; Jogos Didáticos; RPG.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos