O trabalho em campo no ensino da botânica no curso de Biologia: contribuições para o processo ensino-aprendizagem e para a Educação Ambiental.

Título
O trabalho em campo no ensino da botânica no curso de Biologia: contribuições para o processo ensino-aprendizagem e para a Educação Ambiental.
Autor
Janice Schwantes
Orientação
Rossano André Dal-Farra
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O trabalho em campo representa um método eficiente no ensino de Botânica como uma atividade complementar às aulas teóricas, tornando possível a aprendizagem significativa pelo maior conhecimento das espécies nativas locais e contribuindo para a Educação Ambiental. Portanto, avaliar as aulas de campo permite uma melhor compreensão a respeito do ensino de Botânica nos cursos de Graduação e Pós- graduação em Biologia, sendo este o objetivo desta pesquisa.Dados de 62 questionários aplicados a estudantes e 15 a profissionais formados em Biologia foram analisados.Análises adicionais envolvendo observação participativa de trabalhos em campo e entrevistas também se constituíram em objetos de coleta de dados para este estudo, com os resultados demonstrando as contribuições do trabalho em campo para o ensino da Botânica e para a Educação Ambiental.
Palavras Chave
trabalho em campo, aprendizagem significativa, Botânica, Educação Ambiental.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método