Observação de aves como estratégia de ensino de Ecologia/Educação Ambiental.

Título
Observação de aves como estratégia de ensino de Ecologia/Educação Ambiental.
Autor
Ricardo Pereira Sepini
Orientação
Maria Delourdes Maciel
Instituição
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2010
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho nasceu da necessidade profissional e pessoal de contribuir com a Preservação Ambiental, Processo Educacional e a Formação para a Cidadania no Município de Paraguaçu, Sul do Estado de Minas Gerais. O trabalho teve como alicerce a observação de aves, devido à facilidade de condução da observação na cidade, além da atração que elas exercem sobre as pessoas. O objetivo foi identificar as atitudes e interesses dos alunos do Ensino Médio e graduandos de Ciências Biológicas (moradores de Paraguaçu-MG) sobre a avifauna local; realizar Observação de aves no Parque Municipal Coronel Olyntho Oliveira Leite e coletar os dados para a construção de um CD-ROM que possa servir de apoio como recurso didático para o trabalho dos professores, educadores ambientais, comunidade e demais interessados pelo tema. Como abordagem metodológica, optamos, num primeiro momento, por buscar dados mais extensos (questionários) e, num segundo momento dados mais intensos (observação em campo). Para a realização das observações em campo recorremos aos alunos (as) do primeiro período da Graduação em Ciências Biológicas do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado – MG (CESEP), residentes em Paraguaçu-MG. Até o ano de 2005 havia o registro de apenas 26 espécies de aves. Com o trabalho realizado conseguimos catalogar um total de 50 espécies de aves. Os resultados evidenciaram que a atividade de observação de aves contribui para a formação do cidadão em diversos níveis. Concluiu-se que a Observação de Aves vem a ser uma estratégia de educação ambiental e de conservação da biodiversidade, já que favorece a consciência ecológica dos praticantes.
Palavras Chave
Ecologia, Educação Ambiental, estratégia didática, material didático.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método