Representações sociais: uma contraproposta ao estudo das concepções alternativas no ensino de Física.

Título
Representações sociais: uma contraproposta ao estudo das concepções alternativas no ensino de Física.
Autor
Alcina Maria Testa Braz da Silva
Orientação
Tarso Bonilha Mazzotti
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
1998
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Um exame das tendências teóricas emergentes no estudo das concepções alternativas dos estudantes segundo a teoria da aprendizagem por mudança conceitual, perspectiva dominante na pesquisa em ensino das ciências, em geral, e da Física, em particular, mostrou a necessidade de se alargar o horizonte das investigações de maneira a olhar o processo pedagógico em suas múltiplas dimensões: os professores, sua formação, os livros didáticos. A perspectiva da Psicologia Social, sob o enfoque da teoria das representações sociais, permite esse outro olhar, assumindo que a permanência dessas cognições não é de caráter atomístico e que outros atores sociais, o livro didático - o ator oculto - e os professores, também possuem concepções pré-científicas e que estas têm um papel fundamental na manutenção daquelas. Este trabalho de pesquisa foi, então, desenvolvido com o objetivo de mostrar que a teoria das representações sociais consiste em uma abordagem adequada para o estudo das concepções prévias tanto dos estudantes quanto dos professores e para tanto se procurou identificar os elementos pertencentes ao campo da representação do objeto social ciência física pelos professores que ministram a disciplina Física no ensino médio.
Palavras Chave
representação social; concepções prévias.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Professor