O uso da literatura de cordel como texto auxiliar no ensino de Ciências do ensino fundamental da Educação básica: uma abordagem quantitativa.
Título
O uso da literatura de cordel como texto auxiliar no ensino de Ciências do ensino fundamental da Educação básica: uma abordagem quantitativa.
O uso da literatura de cordel como texto auxiliar no ensino de Ciências do ensino fundamental da Educação básica: uma abordagem quantitativa.
Autor
Wilson Seraine da Silva Filho
Wilson Seraine da Silva Filho
Orientação
Renato Pires dos Santos
Renato Pires dos Santos
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Canoas/RS
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho tem por finalidade mostrar aos professores de Ciências do Ensino Fundamental uma metodologia diferenciada de discutir as temáticas desta matéria. Usamos uma parte da cultura nordestina – a Literatura de Cordel - para auxiliar o texto prosaico dos livros didáticos. Para tanto, dividimos o trabalho em três capítulos, que chamamos, ilustrativamente, de cordéis: o primeiro cordel é uma revisão bibliográfica, em que fizemos uma crítica à prática docente e questionamos o não uso da cultura em sala de aula; logo discutimos o conceito de cultura à luz do pensamento dos poetas populares. Em seguida, fizemos uma pequena viagem pelo cordel, mostrando suas origens, métricas e a sua diversidade de títulos. Finalizamos o capítulo com um estudo sobre a rima. O segundo cordel descreve a metodologia empregada na pesquisa realizada em duas turmas da 7ª série do ensino fundamental de uma escola da rede privada de Teresina. O terceiro cordel é o resultado da pesquisa, a qual, para mostrar a validade da proposta sugerida, foi embasada no modelo quantitativo apresentado por Antônio Moreira.
Este trabalho tem por finalidade mostrar aos professores de Ciências do Ensino Fundamental uma metodologia diferenciada de discutir as temáticas desta matéria. Usamos uma parte da cultura nordestina – a Literatura de Cordel - para auxiliar o texto prosaico dos livros didáticos. Para tanto, dividimos o trabalho em três capítulos, que chamamos, ilustrativamente, de cordéis: o primeiro cordel é uma revisão bibliográfica, em que fizemos uma crítica à prática docente e questionamos o não uso da cultura em sala de aula; logo discutimos o conceito de cultura à luz do pensamento dos poetas populares. Em seguida, fizemos uma pequena viagem pelo cordel, mostrando suas origens, métricas e a sua diversidade de títulos. Finalizamos o capítulo com um estudo sobre a rima. O segundo cordel descreve a metodologia empregada na pesquisa realizada em duas turmas da 7ª série do ensino fundamental de uma escola da rede privada de Teresina. O terceiro cordel é o resultado da pesquisa, a qual, para mostrar a validade da proposta sugerida, foi embasada no modelo quantitativo apresentado por Antônio Moreira.
Palavras Chave
literatura de cordel, ensino de Ciências, rima, Cultura.
literatura de cordel, ensino de Ciências, rima, Cultura.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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