O Ensino em Saúde no sistema estadual de ensino: discurso legal à prática.
Título
O Ensino em Saúde no sistema estadual de ensino: discurso legal à prática.
O Ensino em Saúde no sistema estadual de ensino: discurso legal à prática.
Saúde Pública
Autor
Ghisleine Trigo Silveira
Ghisleine Trigo Silveira
Orientação
Isabel Maria Teixeira Pereira
Isabel Maria Teixeira Pereira
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Saúde Pública
Faculdade de Saúde Pública
Ano
1994
1994
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Descreve o universo das concepções de saúde e Ensino em Saúde explícitas ou implícitas na área curricular da Secretaria de Educação de São Paulo durante o período de 1931 a 1993, em especial na disciplina Biologia e Programas de Saúde. Para tanto, recorre às concepções expressas na fala dos professores de Biologia e Programas de Saúde que atuam no 2º grau das escolas da 1ª Delegacia de Ensino da Divisão Regional de Ensino - 1 da Capital, confrontando-as com as concepções registradas nos documentos legais que normatizaram o Ensino em Saúde, no período acima fixado. O conjunto destas concepções é confrontado com a maneira particular como as visões positivista, funcionalista e dialética se posicionam quanto aos aspectos acima referidos, chegando-se à conclusão de que o ensino em Saúde apresenta uma discrepância significativa entre o que preconiza o discurso legal e a prática docente nas escolas estaduais investigadas. Conclui que as reformas curriculares das duas últimas décadas assinalaram um avanço importante em relação aos discursos institucionais anteriores, principalmente no que se refere ao reconhecimento na natureza social do processo saúde-doença.
Descreve o universo das concepções de saúde e Ensino em Saúde explícitas ou implícitas na área curricular da Secretaria de Educação de São Paulo durante o período de 1931 a 1993, em especial na disciplina Biologia e Programas de Saúde. Para tanto, recorre às concepções expressas na fala dos professores de Biologia e Programas de Saúde que atuam no 2º grau das escolas da 1ª Delegacia de Ensino da Divisão Regional de Ensino - 1 da Capital, confrontando-as com as concepções registradas nos documentos legais que normatizaram o Ensino em Saúde, no período acima fixado. O conjunto destas concepções é confrontado com a maneira particular como as visões positivista, funcionalista e dialética se posicionam quanto aos aspectos acima referidos, chegando-se à conclusão de que o ensino em Saúde apresenta uma discrepância significativa entre o que preconiza o discurso legal e a prática docente nas escolas estaduais investigadas. Conclui que as reformas curriculares das duas últimas décadas assinalaram um avanço importante em relação aos discursos institucionais anteriores, principalmente no que se refere ao reconhecimento na natureza social do processo saúde-doença.
Palavras Chave
Educação para a Saúde; Concepções Docentes; Currículo; Saúde Pública.
Educação para a Saúde; Concepções Docentes; Currículo; Saúde Pública.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor