O falado e o entendido: um estudo da linguagem química na sala de aula da percepção dos professores de sua importância para a aprendizagem dos alunos.

Título
O falado e o entendido: um estudo da linguagem química na sala de aula da percepção dos professores de sua importância para a aprendizagem dos alunos.
Ensino das Ciências
Autor
Francimar Martins Teixeira
Orientação
Rejane Martins Novais Barbosa
Instituição
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2002
/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A presente dissertação tem como foco principal à análise de discurso (AO) do professor de química investigando como ele percebe a importância da linguagem na sala de aula na construção de conceitos científicos. Procura também estudar um tipo específico de discurso, o discurso pedagógico (OP) utilizado pelo professor para ensinar conceitos químicos, verificando se existe coerência entre o seu discurso e a sua prática. Toma como referencial teórico básico a Escola Francesa de Análise de Discurso (AO) nas perspectivas apontadas por Focault (1996) e Pêcheux (1988 e 1991); os princípios e procedimentos propostos por Orlandi (2001), que se filia diretamente à linha fundadora da análise de discurso; e os pressupostos teóricos da Escola Lingüística Russa apresentados por Bakhtin (1988, 2000) e Vygotsky (1962, 1998, 1999), fechando assim as três regiões em que está inserida a análise de discurso (AO) - psicanálise, lingüística e marxismo. A análise dos protocolos verbais, que constituíram o corpus deste trabalho, propiciou a identificação e caracterização dos diversos tipos de linguagem e de discurso e a identificação dos obstáculos didáticos e/ou epistemológicos presentes nos dois momentos discursivos dos professores (entrevistas e observações de aulas). Nessas análises verificou-se que os professores, de forma geral, utilizaram os tipos de linguagem característicos de um discurso pedagógico, como apontados por Orlandi (1987). Finalmente, os dados apontam para a importância da criação de situações didáticas que favoreçam o surgimento de momentos polissêmicos na comunicação em sala de aula, conforme Bakhtin e Orlandi.
Palavras Chave
análise do dircurso, linguagem, comunicação.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Características do Professor