Sensibilização Ambiental: Um diagnóstico na Bacia Hidrográfica do Rio Belém, Curitiba-PR, a partir da percepção de alunos do Ensino Fundamental.

Título
Sensibilização Ambiental: Um diagnóstico na Bacia Hidrográfica do Rio Belém, Curitiba-PR, a partir da percepção de alunos do Ensino Fundamental.
Autor
Carla Luciane Blum Vestena
Orientação
Ana Maria Muratori
Instituição
UFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Setor de Ciências da Terra
Ano
2003
Cidade / UF
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente estudo teve como objetivo principal avaliar o nível de sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental, especificamente, das 3 e 4 séries, de escolas públicas e privadas, situadas na bacia hidrográfica do rio Belém, o qual atravessa uma área intensamente urbanizada do município de Curitiba, no estado do Paraná, apresentando um elevado grau de degradação ambiental. A partir dessa avaliação fez-se uma análise sobre o nível de conhecimento e da percepção desses alunos quanto às condições ambientais do rio Belém, considerando-se as metodologias empregadas pelos professores na prática da Educação Ambiental neste nível de ensino. As escolas escolhidas localizam-se nas proximidades do curso superior do Rio Belém, abrangendo um universo de 156 alunos das 3 e 4 séries e 25 professores destes, e envolveram o Colégio Marista Santa Maria, da rede particular de ensino, a Escola Estadual São Francisco de Assis e o Colégio Estadual Ernani Vidal, da rede pública estadual, além da Escola Municipal Mirazinha Braga da rede pública municipal de ensino. A metodologia utilizada pautou-se na abordagem qualitativa de LÜDKE e ANDRÉ (1986) com análise dos conteúdos dos dados de acordo com BARDIN (1977) e PIAGET (1977 e 1978). A coleta dos dados deu-se por meio da aplicação de questionários com questões abertas e um mapa mental aos alunos e a realização de entrevista com professores das 3 e 4 séries pesquisadas. Os resultados obtidos mostram que grande número de alunos das 3 e 4 séries apresenta pouca sensibilização ambiental, apesar da grande maioria conhecer o rio Belém, embora alguns desconheçam o seu nome. As metodologias empregadas pelos professores na prática da Educação Ambiental não estão alcançando seus objetivos propostos. Os meios de atualização em Educação Ambiental e os recursos didáticos utilizados pelos professores são os mesmos - a televisão, revistas e jornais.
Palavras Chave
sensibilização ambiental; prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno