Uso da modelagem computacional como proposta de inovação curricular para o ensino de física no ensino médio
Título
Uso da modelagem computacional como proposta de inovação curricular para o ensino de física no ensino médio
Uso da modelagem computacional como proposta de inovação curricular para o ensino de física no ensino médio
Autor
Alexandre Neves Louzada
Alexandre Neves Louzada
Orientação
Marcos da Fonseca Elia
Marcos da Fonseca Elia
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Matemática
Instituto de Matemática
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho tem por objetivo adaptar e testar em uma escola pública brasileira o modelo de avaliação “ACEâ€, desenvolvido por Borkulo especificamente para ser aplicado em um processo de ensino-aprendizagem envolvendo a modelagem computacional. Este modelo lida com diferentes tipos de raciocÃnio envolvidos em duas dimensões. Além de adaptar o modelo e de introduzir novos procedimentos metodológicos e instrumentos de observação e de análise, nossos resultados mostraram que o modelo ACE é mais efetivo na discriminação dos alunos que estão na parte superior e inferior da escala de habilidades de raciocÃnio cientÃfico, quando comparados aos testes escritos.
Este trabalho tem por objetivo adaptar e testar em uma escola pública brasileira o modelo de avaliação “ACEâ€, desenvolvido por Borkulo especificamente para ser aplicado em um processo de ensino-aprendizagem envolvendo a modelagem computacional. Este modelo lida com diferentes tipos de raciocÃnio envolvidos em duas dimensões. Além de adaptar o modelo e de introduzir novos procedimentos metodológicos e instrumentos de observação e de análise, nossos resultados mostraram que o modelo ACE é mais efetivo na discriminação dos alunos que estão na parte superior e inferior da escala de habilidades de raciocÃnio cientÃfico, quando comparados aos testes escritos.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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